Mogi fará homenagem ao centenário do prefeito Waldemar Costa Filho
A Câmara Municipal de Mogi aprovou, nesta quarta-feira (19), o projeto que que autoriza a Casa a realizar uma sessão solene para comemoração oficial do centenário de nascimento do prefeito Waldemar Costa Filho. Se estivesse vivo, o político completaria 100 anos no dia 3 de junho de 2023. De autoria do vereador José Luiz Furtado […]
Reportagem de: O Diário
A Câmara Municipal de Mogi aprovou, nesta quarta-feira (19), o projeto que que autoriza a Casa a realizar uma sessão solene para comemoração oficial do centenário de nascimento do prefeito Waldemar Costa Filho. Se estivesse vivo, o político completaria 100 anos no dia 3 de junho de 2023.
De autoria do vereador José Luiz Furtado (PSDB), essa homenagem é uma forma de relembrar os benefícios que o político promoveu para a Cidade nos 18 anos em que comandou o Poder Executivo mogiano. (1969/1977/1988/1997).
Waldemar Costa Filho faleceu aos 77 anos, na cidade de São Paulo, no dia 26 de abril de 2001. Casado com Dona Emília Caran Costa, ele teve três filhos: Valdemar, Leila e Samira (in memoriam).
O autor do projeto elenca uma série de projetos executados por Costa Filho, que deixou um legado de obras e realizações na cidade.
A lista é extensa:
– Construção da rodovia Mogi-Dutra;
– Construção da rodovia Mogi-Bertioga;
– Projeto e parte das obras do anel viário que circunda a cidade;
– Construção dos conjuntos habitacionais da Vila da Prata, Santo Ângelo, São Sebastião, Residencial Vereador Jeferson da Silva e Residencial José Bezerra de Melo, em Jundiapeba;
– Construção de 80 escolas municipais e reforma de 95% das escolas estaduais;
– Construção da maioria dos prédios públicos: Prefeitura, Câmara, Corpo de Bombeiros, Junta de Conciliação e Julgamento, Velório Municipal, Instituto Médico Legal, Tiro de Guerra, Mercado do Produtor, Instituto de Criminalística, além de Postos Policiais e Sub-Delegacias, tendo também reformado e ampliado o Fórum;
– Doação de áreas municipais para construção dos prédios do INSS e Casa da Agricultura;
– Construção de 10 Centros Esportivos;
– Pavimentação de 565 quilômetros de vias públicas;
– Implantação de 332 quilômetros de rede de esgoto para 85% da população e 473,2 quilômetros de rede de água, atendendo 97,5% de seus munícipes;
– Valorização do funcionalismo público, pagando um dos maiores salários do país, principalmente no que diz respeito ao professor da rede municipal de ensino, sem ultrapassar 34% da arrecadação e sem terceirizar serviços;
– Durante seu último mandato, complementava os salários dos servidores o Hospital Estadual Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, como forma de garantir atendimento melhor do setor de saúde, assim como dos policiais militares na área segurança pública;
– Subvenção a entidades assistenciais do Município.
Político diferenciado
O vereador José Luiz explicou que essa é uma forma de “reconhecer que a vida de Waldemar Costa Filho, neste 100° ano de seu nascimento, foi um presente para todo município, que possui um antes e depois de sua atuação na gestão pública municipal. Queremos dar o devido reconhecimento a esse administrador, pela extensa e decisiva contribuição prestada ao longo de toda sua vida”.
Diversos parlamentares fizeram questão de se manifestar para destacar a importância do político, que marcou a história da cidade.
“Mogi só é a Cidade que é hoje por causa do Waldemar. Ele construiu Mogi na unha, em um tempo que não tinha nada virtual. Vários políticos da nossa Cidade concordam que ele é um dos grandes nomes que ajudaram a montar a história do nosso Município”, declarou Mauro de Assis Margarido – Maurinho do Despachante (PSDB).
Clodoaldo de Moraes (PL) lembrou das conversas que tinha com Costa Filho na época em que o vereador atuava como sindicalista nos anos 90. “Ele era curto e grosso, mas pontual e cumpridor de suas palavras”.
Outro que se pronunciou foi Edson Santos (PSD), que também falou dos benefícios que o então prefeito garantiu para Mogi. “Quando foi colocada água no Botujuru, nós levamos um ônibus de pessoas do bairro até a Prefeitura. Ele assumiu o compromisso de fazer a obra, inclusive dando uma data para iniciar, cumprindo à risca o prometido”.
Vitor Emori (PL) listou obras como a implantação da área do Centro Cívico, onde estão instaladas a Câmara, Prefeitura e tantas outras repartições públicas projetadas por ele. “Nunca é demais lembrar a memória do senhor Costa Filho”.
O vereador Francimário Vieira de Macedo – Farofa (PL) também quis prestigiar o político. “Ele sempre teve responsabilidade em sua gestão, permitindo o surgimento de grandes prefeitos depois dele. Sentimos muita falta do senhor Waldemar e agradecemos imensamente por todo o seu legado, inclusive o presidente nacional do meu partido, Valdemar Costa Neto, também reconhecido por honrar com sua palavra, como o pai”.