Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Mogi negocia com Mauricio de Sousa a instalação do “Sítio do Chico Bento”

A Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes vem entabulando negociações com a Mauricio de Sousa Produções para uma possível parceria num investimento a ser executado na cidade. O trabalho é liderado pessoalmente pelo prefeito Caio Cunha (PODE) e levado adiante por integrantes da Secretaria Municipal de Cultura, que têm discutido detalhes do projeto com os […]

29 de junho de 2023

Reportagem de: O Diário

A Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes vem entabulando negociações com a Mauricio de Sousa Produções para uma possível parceria num investimento a ser executado na cidade.

O trabalho é liderado pessoalmente pelo prefeito Caio Cunha (PODE) e levado adiante por integrantes da Secretaria Municipal de Cultura, que têm discutido detalhes do projeto com os responsáveis pelos empreendimentos da empresa do desenhista.

Mauricio viveu parte de sua infância e adolescência em Mogi das Cruzes, pouco tempo após o seu nascimento, na vizinha Santa Isabel.

“Temos um projeto em conjunto”, disse o prefeito Caio Cunha a esta coluna. Ele teria proposto diretamente a Mauricio a implantação de uma fazendinha ou sítio, tendo o caipira Chico Bento e demais personagens de suas histórias em quadrinhos integrados ao ambiente rural a ser reproduzido na cidade.

“Já temos esse projeto e propusemos ao Mauricio de Sousa a parceria para usarmos o nome e a temática”, disse o prefeito.

Caio Cunha só não revelou o local onde o futuro “Sítio do Chico Bento” (nome fictício criado pela coluna) será instalado. Disse que preferia não revelar para não gerar especulação imobiliária.

“Estamos em tratativa com o espaço”, assegurou.

As negociações foram iniciadas há pouco tempo, por isso mesmo, ainda são incipientes as definições mais concretas sobre o empreendimento que poderá se transformar num grande atrativo turística para o município.

Esta é a segunda tentativa de Mauricio de Sousa de instalar um empreendimento com seus personagens em Mogi das Cruzes, de onde guarda boas lembranças de tempos passados.  

A primeira, sem sucesso, aconteceu durante a década de 1990, quando o desenhista chegou a discutir com a Prefeitura a doação de um terreno na região do Taboão, onde ele pretendia colocar em prática uma ideia interessante.

Seu plano era montar seu estúdio numa edificação toda construída com vidro transparente, para que os visitantes pudessem acompanhar, em tempo real, o trabalho de sua equipe de desenhistas, arte finalistas e outros profissionais produzindo as histórias da Turma da Mônica e outros personagens de seus conhecidos gibis, que fazem sucesso em quase todo mundo.

A exemplo do que se pretende com  o “Sítio do Chico Bento”, o estúdio seria um atrativo turístico para a cidade. 

À época, o vereador Jefferson da Silva chegou a participar ativamente das negociações com o ex-prefeito Waldemar Costa Filho, até que a morte dele, durante uma visita ao Japão, em outubro de 1997 acabou, de certa forma, ajudando a “esfriar” as negociações entre o município e a Mauricio de Sousa Produções. 

Outro entrave para as negociações foi o tamanho da área exigida pela empresa, que o prefeito considerou extensa demais. 

Com essas e outras, o negócio acabou não vingando.

 

 

 

 

Veja Também