Diário Logo

O Diário Logo

Mogi poderá ganhar um entreposto da Ceagesp

O município de Mogi das Cruzes poderá contar com um entreposto da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), caso o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, acolha a solicitação que lhe foi encaminhada pelo advogado, ex-vereador e virtual candidato a prefeito de Mogi em 2024, Rodrigo Valverde (PT). […]

18 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

O município de Mogi das Cruzes poderá contar com um entreposto da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), caso o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, acolha a solicitação que lhe foi encaminhada pelo advogado, ex-vereador e virtual candidato a prefeito de Mogi em 2024, Rodrigo Valverde (PT).

A reivindicação, feita para turbinar a candidatura de Valverde, tem grandes chances de ser aceita pelo ministro do governo do presidente petista Lula da Silva, com quem o mogiano já conversou e pôde notar o interesse de Teixeira pela iniciativa.

Ao se encontrar, recentemente, com o ministro, Valverde lhe disse que Mogi das Cruzes e região são responsáveis pela produção de pelo menos dois terços do total de verduras, legumes e frutas que abastecem a central da Ceagesp, em São Paulo. O político alegou que a instalação de um entreposto em Mogi, a exemplo de outros tantos existentes pelo interior do Estado, seria muito importante para os produtores rurais da região que não necessitariam mais entregar seus produtos na sede da empresa, na Capital.

Segundo explicou o petista para o ministro, a viagem desses produtos, um tanto frágeis, para a Capital, enfrentando congestionamentos, representam perdas para a produção da zona rural de Mogi, Biritiba Mirim, Salesópolis, Suzano. Todos esses municípios poderiam se valer do entreposto para a destinação intermediária de suas respectivas produções, reduzindo os índices de perdas e facilitando a vida dos produtores, ainda que boa parte da produção rural da região seja buscada nos sítios pelos compradores da Ceagesp paulistana.

Além da vontade política do ministro, a instalação do entreposto deverá depender da aprovação pelos integrantes do Conselho Diretor da companhia, em São Paulo.

A Ceagesp é uma empresa pública federal, sob a forma de sociedade anônima, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e representa um importante elo na cadeia de abastecimento de produtos hortícolas.

 

Veja Também