Mogianos querem homenagem para Mauricio de Sousa na cidade
Após publicação de reportagem especial com entrevista exclusiva do desenhista Mauricio de Sousa a O Diário, no último final de semana, mogianos começaram a se mobilizar nas redes sociais reivindicando que Mogi das Cruzes homenageie o empresário. A ideia é que o município construa uma praça, monumento ou outra iniciativa em referência ao ‘ilustre filho’, […]
Reportagem de: O Diário
Após publicação de reportagem especial com entrevista exclusiva do desenhista Mauricio de Sousa a O Diário, no último final de semana, mogianos começaram a se mobilizar nas redes sociais reivindicando que Mogi das Cruzes homenageie o empresário. A ideia é que o município construa uma praça, monumento ou outra iniciativa em referência ao ‘ilustre filho’, que nasceu em Santa Isabel, mas veio ainda bebê para a cidade, onde passou toda a infância e juventude, estudou, fez amizades e viveu até os 19 anos, quando foi trabalhar em São Paulo.
Tudo começou com a postagem feita pelo programador Rafael Makiyama, 25 anos, no grupo Arquivo Mogiano, no Facebook, nesta semana. “Vocês acreditam que a cidade deveria ter alguma coisa do Mauricio de Sousa – Turma da Mônica? Em toda a sua vida, o Mauricio sempre cita Mogi. Poderíamos cobrar algo em relação a isso. Seria legal se todos que gostaram da ideia compartilhassem para que pudesse chegar às pessoas responsáveis. Mauricio de Sousa fez parte da minha infância, lia gibis dele o dia inteiro e não ter algo sobre ele na nossa cidade é algo estranho. Santos sempre valoriza Pelé, Monteiro Lobato é muito valorizado nas suas cidades… Mauricio já faz parte da nossa cultura brasileira e temos o prazer dele sempre falar que é de Mogi, comentar da Chácara da Dona Yayá, campo do Comercial… Temos que dar valor a quem realmente fala de nós. Poderia ter praças temáticas do Mauricio de Sousa e seus livros para a criançada brincar. No nosso Shopping, também algo sobre eles, instituições de caridade recebendo doações de seus livros com o intituito de incentivar a leitura e a cultura brasileira”.
A postagem recebeu mais de 500 mensagens de apoio na rede social, com internautas lamentando que o município ainda não tenha construído algo para homenagear o desenhista, além de várias sugestões, como a implantação de esculturas dos personagens criados por Mauricio de Sousa nos parques Centenário, Leon Feffer e da Cidade, já existentes, e até a construção de um novo espaço de lazer com o nome do empresário. Outras ideias sugerem que seus gibis e revistas sejam utilizados em projetos escolares ou comunitários para incentivo à leitura.
“Mogi das Cruzes precisa valorizar quem é daqui. Ele sempre destaca a cidade quando dá entrevistas e conta sobre os personagens que criou inspirados em mogianos. Merecia algo na cidade que fizesse referência a ele, porque é um orgulho o Mauricio de Sousa ter vivido parte de sua vida aqui. Quando fiz a postagem, não imaginava que haveria tanta repercussão, mas muitas pessoas fizeram comentários e curtiram. Outras também me telefonaram para falar sobre o assunto. Estou pensando em levar isso ao vereador eleito Eduardo Ota para que ele possa dar andamento à proposta, porque pode mobilizar a cidade positivamente também no turismo e cultural”, conta Rafael Makiyama em entrevista por telefone neste sábado (19) a O Diário.
Leia mais em https://odiariodemogi.net.br/cidades/da-vila-ipiranga-para-o-mundo-mauricio-de-sousa-e-sua-liga%C3%A7%C3%A3o-com-mogi-1.5916