Diário Logo

O Diário Logo

Movimento é tranquilo no cartório eleitoral de Mogi, que recebe urnas

Diferente das últimas eleições municipais, em 2020, o movimento é tranquilo em frente ao Cartório Eleitoral de Mogi das Cruzes, que já recebe mídias das votações deste ano e urnas. Por volta das 18h05 o local recebeu as primeiras urnas da Zona 287. Os carros que estão fazendo as entregas das urnas são da frota […]

2 de outubro de 2022

Reportagem de: O Diário

Diferente das últimas eleições municipais, em 2020, o movimento é tranquilo em frente ao Cartório Eleitoral de Mogi das Cruzes, que já recebe mídias das votações deste ano e urnas.

Por volta das 18h05 o local recebeu as primeiras urnas da Zona 287.

Os carros que estão fazendo as entregas das urnas são da frota municipal, da Prefeitura e do Semae. O local conta com a presença da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Transportes. 

A reportagem de O Diário está no local acompanhando a movimentação. Siga as eleições em Mogi das Cruzes, onde 332 mil estão aptos a votar

O local já recebeu as mídias da Zona 74, já transmitidas diretamente dos 28 locais de votação ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), por meio do sistema JE Connect, da Justiça Eleitoral.

A tecnologia que viabiliza a transferência do boletim de urna diretamente dos locais de votação garante agilidade na totalização dos votos e funciona da seguinte forma: após os trâmites de encerramento da votação, inicia-se a transmissão dos resultados daquele local para o TRE-SP. O procedimento é feito por meio de um computador da Justiça Eleitoral, instalado em cada local de votação, e a conexão utiliza uma rede privada virtual (VPN).

Estas mídias da Zona 74 são recebidas em uma bancada montada em frente ao prédio. 

A rua Francisco Franco, onde está localizado o Cartório Eleitoral, foi parcialmente interditada, por segurança. 

Neste domingo (2), 332.982 eleitores de Mogi das Cruzes estavam aptos a participar das eleições para escolha de presidente da República, governador senador e deputados federal e estadual.

Atraso

A Escola Estadual Pinheiro Franco deve terminar a votação por volta das 20h. Os portões do local estão fechados, mas quem já estava lá dentro até 17 horas poderá aguardar para votar. 

Após nove horas de votação, as seções eleitorais foram fechadas em todo o país. Quem ainda está na fila não precisa se preocupar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante o direito à votação de quem chegou à fila antes das 17h (horário de Brasília) e está dentro das seções.

Crimes eleitorais 

Balanço da Operação Eleições 2022 divulgado às 15h pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) contabiliza 663 crimes eleitorais e 250 prisões neste domingo (2). Foram apreendidos, com suspeitos, R$ 1,947 milhão; e 11 armas.

Dos crimes flagrados, 149 foram de crime de boca de urna; e 127 por compra de votos/corrupção eleitoral. Houve também 18 casos de pessoas que violaram ou tentaram violar o sigilo do voto. Segundo o ministério, houve 27 registros de transporte irregular de eleitores (leia mais).

 

Veja Também