Diário Logo

O Diário Logo

Obra de Olga Nóbrega retrata e homenageia a Festa do Divino no subimpério de O Diário

O subimpério do Divino, tradicionalmente montado no interior da sede deste jornal, no centro da cidade, neste ano ganhou um atrativo muito especial: uma bandeira do Divino Espírito Santo, especialmente confeccionada pela artista plástica Olga Nóbrega e que foi ofertada por ela a O Diário. O presente veio como reconhecimento da artista “à divulgação pelo […]

25 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

O subimpério do Divino, tradicionalmente montado no interior da sede deste jornal, no centro da cidade, neste ano ganhou um atrativo muito especial: uma bandeira do Divino Espírito Santo, especialmente confeccionada pela artista plástica Olga Nóbrega e que foi ofertada por ela a O Diário.

O presente veio como reconhecimento da artista “à divulgação pelo jornal da cultura da nossa cidade, em especial da minha arte, durante dezenas de anos”.

Junto com a pomba, que sobrepõe um estandarte da festa representando o Divino Espírito Santo, a bandeira de Olga Nóbrega traz ainda pinturas da Catedral de Santana e de devotos empunhando suas bandeiras na praça Coronel Almeida, diante do templo. Um conjunto que retrata e homenageia a mais importante manifestação folclórico-religiosa de Mogi, a Festa do Divino Espírito Santo.

Olga é “divineira” e mogiana de raiz, nascida há 88 anos na cidade, onde estudou nas escolas mais tradicionais de sua época. Moradora do Mogi Moderno, ela trabalhou na Associação Comercial, no jornal Folha de Mogi e em um dos cartórios da cidade. Atualmente reside no Botujuru.

Mesmo atuando profissionalmente em outras áreas, Olga jamais se distanciou das artes plásticas, tendo participado ativamente de entidades culturais da cidade, como a Associação de Belas Artes, Centro de Estudos Folclóricos, Centro Mello Freire de Cultura e Grupo Bandeirante de Artes Plástica de São Paulo. Ao lado de outras artistas mogianas, participou da organização do Salão da Primavera, tendo recebido inúmeros prêmios por seu trabalho nas artes plásticas.

Muitas obras de sua autoria fazem parte do acervo particular de colecionadores, além de entidades culturais e religiosas, como o Santuário Mãe do Divino Amor, Paróquia Sagrada Família, Associação dos Professores Aposentados (Apampesp), Museu de Ibitinga e O Diário, além de países como Pitsburgo (Pensilvânia), Boston, Seki e Toyama (Japão) e Cocenza (Itália), entre outros.

 

Veja Também