Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Operação Eleições registra 6 casos de boca de urna neste domingo (15) na região

Neste domingo (15) de eleições foram registrados seis casos de boca de urna nas cidades do Alto Tietê, considerada a ocorrência mais recorrente na região. Guararema é o município com o maior número de casos: três. Na sequência aparecem Mogi das Cruzes, Suzano, Guararema e Biritiba Mirim, com um registro cada. Houve também uma violação […]

15 de novembro de 2020

Reportagem de: O Diário

Neste domingo (15) de eleições foram registrados seis casos de boca de urna nas cidades do Alto Tietê, considerada a ocorrência mais recorrente na região. Guararema é o município com o maior número de casos: três. Na sequência aparecem Mogi das Cruzes, Suzano, Guararema e Biritiba Mirim, com um registro cada. Houve também uma violação de sigilo do voto em Mogi, quando uma pessoa tentou gravá-lo com uso de celular, sendo surpreendida pelos agentes da Justiça Eleitoral. 

As informações foram divulgadas no início da noite deste domingo (15), pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPMA-12), responsável pela Operação Eleições 2020. A ação reuniu o 17º, 32º e 35º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, abrangendo Mogi, Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba, que concentram a população de aproximadamente um milhão e meio de habitantes, com o principal objetivo de preservar a ordem pública e garantir a aplicação da lei eleitoral e o pleno exercício ao direito de voto.

A Polícia Militar atuou em apoio à Justiça Eleitoral, neste final de semana (14 e 15), com a atuação de 1.568 policiais militares e deslocamento de 47 viaturas para atender os 366 locais de votação, realizar escoltas das urnas, traslados do material usado para os pontos de votação, e, de volta, aos seus locais de apuração e recolhimento, garantindo a confiabilidade e a segurança dos dados, colaborando desta forma para a legitimidade do processo eleitoral.

Segundo o coronel José Raposo de Faria, comandante do CPAM-12, para o controle da execução da operação foram instaladas salas de situação na sede do CPA/M-12 e em suas unidades subordinadas, a fim de monitorar o policiamento até o fim da apuração dos votos.

No trabalho, a Polícia Militar contou com apoio da Polícia Civil, por meio da Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, que colaborou no registro e canalização das ocorrências verificadas, em sintonia com o policiamento ostensivo, assim como das Guardas Municipais de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.

 

 

Veja Também