Ortopedista do Imot detalha cirurgia percutânea do joanete oferecida pelo Instituto
Doutor Diego Braga detalha procedimento pouco invasivo para tratar joanete.

Técnica chamada percutânea faz pequenas incisões no pé do paciente | Divulgação
Reportagem de: Especial AGFE

A cirurgia percutânea do joanete é uma técnica minimamente invasiva para corrigir deformidades do dedão do pé, conhecida como hálux valgo. O joanete é uma saliência óssea que se forma na cabeça do primeiro dedo, associado ao desvio da articulação metatarsofalangeana. Deformidade essa, que pode causar dor e desconforto ao usar sapatos fechados.
O procedimento ganhou força em nosso país no final do anos 90 e possibilitou a correção, não apenas do joanete, mas de diversas patologias existentes no pé.
Como é realizada esse tipo de procedimento?
A cirurgia percutânea se utiliza de uma via minimamente invasiva (pequenas incisões), para realizar as correções necessárias. O que diferencia em muito das técnicas convencionais abertas, que são necessárias vias cirúrgicas com grandes incisões. Por meio das pequenas incisões, são introduzidos instrumentais apropriados, como fresas e raspas, para realizar as osteotomias (cortes no osso) e realinhamento sem a necessidade de grande exposição óssea. Conferindo um conforto significativo na recuperação pós-operatória, além de cicatrizes imperceptíveis para o paciente.
Vantagens da técnica percutânea
Menor trauma tecidual: como as incisões são muito pequenas, Há menor dano aos tecidos moles e a pele. Recuperação mais rápida: A técnica minimamente invasiva tende a resultar Em menos dor pós-operatória, menor inchaço e recuperação mais rápida.
Menor risco de infecções: Com menores incisões, você promove uma maior proteção dos planos profundos e a infecção diminui, praticamente mínima nesse tipo de abordagem.
Cicatrizes menores: As pequenas incisões deixam cicatrizes quase que imperceptíveis.
Alta hospitalar no mesmo dia: Paciente tem alta hospitalar no mesmo dia e já pisa com pé operado, utilizando uma sandália ortopédica específica.
Essa técnica se popularizou devido ao seus benefícios em termos de conforto pós-operatório e estética. No entanto é sempre importante passar com cirurgião de pé capacitado para ele avaliar o grau de deformidade e os problemas específicos de cada paciente.
O joanete é uma deformidade muito comum no dia dia do ortopedista, muitos paciente procuram atendimento, devido a dor intensa, a incapacidade de usar sapatos fechados, além do componente estético associado. E o mais legal dessa técnica é que quando bem indicada e avaliada pelo especialista proporciona ao paciente uma experiência de maior conforto e contentamento por meio da técnica minimamente invasiva.
Sobre o Imot
O IMOT é um dos maiores institutos especializados em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Atualmente conta com duas unidades, nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande SP, com pronto atendimento, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados. O pronto atendimento funciona todos os dias na unidade mogiana, das 8h às 22h. A unidade de Mogi conta ainda com o Imot Care, um andar inteiro pensado para tratamento e prevenção de fraturas e contusões, além de 11 especialidades médicas em diferentes áreas. Já a Imot Move Saúde é uma clínica do movimento e promoção de saúde, que atende no 2º andar do prédio. Para mais informações, acesse o site do Imot.