Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Padre Lauro é operado no Luzia, recebe alta médica e vai para casa

O padre Lauro Donizeti Conceição, 49 anos, recebeu alta médica e deixou o Hospital Luzia de Pinho Melo, onde esteve internado desde o acidente que sofreu em 14 de junho passado, na Mogi-Salesópolis, seguindo direto para a casa de sua família, no município de Salesópolis. No acidente, faleceu a mãe de religioso, dona Margarida de […]

28 de julho de 2023

Reportagem de: O Diário

O padre Lauro Donizeti Conceição, 49 anos, recebeu alta médica e deixou o Hospital Luzia de Pinho Melo, onde esteve internado desde o acidente que sofreu em 14 de junho passado, na Mogi-Salesópolis, seguindo direto para a casa de sua família, no município de Salesópolis. No acidente, faleceu a mãe de religioso, dona Margarida de Souza Conceição. A irmã, Benedita Eliete Conceição, sofreu ferimentos, mas deixou o Luzia após permanecer internada por uma noite.

Nesta quarta-feira (26), padre Lauro submeteu-se uma cirurgia para corrigir os efeitos da fratura que sofreu durante o acidente. 

“Tudo correu muito bem e ele já foi para casa”, informou o padre João Paulo da Silva, que acompanhou o amigo durante boa parte do tempo em que ele esteve internado no hospital do bairro do Mogilar, em Mogi.

Segundo apurou a coluna, o religioso foi submetido a uma osteossíntese de acetábulo direito.

A osteossíntese é uma intervenção cirúrgica feita nas extremidades de osso fraturado, com o objetivo de unir as bordas, para que a fratura seja corrigida. Nesse tipo de cirurgia é comum o médico lançar mão do uso de placas e parafusos para que os ossos permanecem adequadamente alinhados e estabilizados, geralmente em fraturas articulares, que são mais complexas e demandam maior cuidado. 

Já as fraturas de acetábulo são as que envolvem a região articular do quadril, mais especificamente a pelve, popularmente conhecida como bacia. Esses tipos de fraturas costumam ocorrer devido a acidentes como colisões de automóveis ou atropelamentos.

Antes do início do procedimento, o cirurgião do Hospital Luzia informou ao paciente que haveria a possibilidade de ele precisar permanecer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante algum tempo.

Isso acabou não acontecendo e, depois de novamente avaliado, na quinta-feira (27), pela manhã, padre Lauro recebeu alta médica e, mesmo sem poder caminhar, foi levado para a casa de sua família, num bairro rural de Salesópolis.

Lá, ele deverá se recuperar da operação para, só então, iniciar um novo tratamento à base de fisioterapia, que deverá lhe restaurar os movimentos de maneira progressiva.

O acidente

O acidente com a família do religioso aconteceu no trecho da rodovia Mogi-Salesópolis localizado entre Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim, na altura do bairro do Cocuera. 

E foi provocado por um Audi, que se descontrolou próximo a uma curva e colidiu inicialmente com a lateral de um Honda, antes de bater de frente com Fiat do padre, que ficou praticamente destruído.

Ele ficou preso entre as ferragens e teve de ser retirado pelo Corpo de Bombeiros e Samu, que o levaram direto para o Hospital Luzia de Pinho Melo.

Padre Lauro estava na região do Alto Tietê, em férias.

Há dois anos, ele vinha morando na Itália, onde faz mestrado em Teologia Espiritual, numa universidade de Roma.

Durante esse período, ele residiu na pequena comunidade de Pereto e prestou serviços à Diocese de Avezzano.

A cidade de Avezzano é uma comuna italiana da região dos Abruzos, província de Áquila, com cerca de 43 mil habitantes.

 

Veja Também