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Peugeot 2008 mantém elegância discreta

O Peugeot 2008 trouxe em maio do ano passado uma remodelação em relação ao carro lançado mundialmente em 2013 e que chegou ao Brasil em 2015. Concentradas na dianteira, as inovações tornaram o crossover compacto da Peugeot mais assemelhado aos modelos 3008 e 5008, os SUVs maiores da marca. Inicialmente oferecido apenas com o motor […]

2 de março de 2020

Reportagem de: O Diário

O Peugeot 2008 trouxe em maio do ano passado uma remodelação em relação ao carro lançado mundialmente em 2013 e que chegou ao Brasil em 2015. Concentradas na dianteira, as inovações tornaram o crossover compacto da Peugeot mais assemelhado aos modelos 3008 e 5008, os SUVs maiores da marca. Inicialmente oferecido apenas com o motor flex aspirado 1.6 VTI, de 118 cavalos, e nas versões Allure, Allure Pack e Griffe, a partir de novembro, o modelo 2020 do Peugeot 2008 apresentou a versão Griffe 1.6 THP flex, com motor turbo de 173 cavalos.No visual do modelo 2020, a principal novidade é a grade frontal, emoldurada em acabamento em preto e mais verticalizada, com elementos tridimensionais e o tradicional emblema do leão “boxeur”. O capô está mais horizontalizado, o que reforça o aspecto de SUV. O novo para-choque frontal aumentou o ângulo de ataque do carro, que agora é de 23 graus. Os recortes agudos na parte inferior dos faróis que remetem aos caninos de um felino, chamados “dentes do leão”, permanecem como uma assinatura dos utilitários esportivos da marca. Os faróis são afilados, com luzes diurnas em LED e refletores com lentes semielípticas, e os protetores pretos na parte inferior da carroceria são de série para todas as versões. Na traseira, que já era bem acertada, foram preservadas as lanternas e o para-choque saliente dotado das luzes de ré e de neblina.Na versão Griffe 1.6 automática, o motor 1.6 de 16 válvulas, com 118 cavalos a 5.750 rpm (com etanol) e 16,1 kgfm de torque a 4.750 giros, trabalha com o câmbio automático de seis velocidades. Oferece quatro modos de condução (Drive, Eco, Sport e Sequencial), adaptando o veículo às mais diferentes necessidades do proprietário. Para ter respostas mais esportivas, basta acionar o modo “Sport”. E, para reduzir o consumo de combustível em situações de trânsito intenso, o modo “Eco” é evidentemente o mais recomendável. O “Sequencial” é para quem prefere acionar as marchas manualmente, na manopla.O motor 1.6 aspirado até dá conta do recado, mas sem proporcionar maiores descargas de adrenalina. As trocas do câmbio automático de 6 velocidades são eficientes, porém, as retomadas não são tão vigorosas. Para obter acelerações mais rápidas no 1.6 aspirado, é necessário pisar fundo no pedal do acelerador, o que aumenta o nível de ruído a bordo.De série, o 2008 1.6 Griffe AT é equipado com seis airbags, ar-condicionado digital bizone, faróis com guia de luz em LED, retrovisores elétricos, vidros elétricos, limitador e regulador de velocidade, volante com comandos integrados, central multimídia com tela de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay integrados, roda de liga leve de 16 polegadas, barras de teto, molduras nas caixas de roda pretas, faróis de neblina, volante revestido em couro, câmera de ré, alarme, teto de vidro panorâmico, sensor de chuva e de luminosidade. Custa R$ 90.990.O painel de instrumentos está posicionado acima do volante de dimensões reduzidas, dentro do campo de visão, o que favorece uma completa visualização de toda a condição do veículo, sem que seja preciso tirar os olhos da estrada. Não há material emborrachado nos revestimentos, contudo a aparência geral convence. Os bancos contam com regulagem de altura, profundidade e inclinação. São forrados em um polímero que imita couro nas extremidades e na parte posterior. No centro, a forração é em tecido. Detalhes cromados emolduram as saídas do ar-condicionado, a central multimídia e as portas, em contraste com o acabamento em “black piano”. Há um bom número de porta-objetos e o porta-luvas é refrigerado. A visibilidade é boa e os retrovisores generosos colaboram bastante. O freio de estacionamento no formato de manche é bonito, no entanto, não é muito anatômico e requer alguma força para soltar. O porta-malas tem capacidade para 402 litros e, com o rebatimento dos bancos traseiros, pode ir aos 1.172 litros. Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.587 cm³, 16V, 118 cavalos/115 cavalos a 5.750 rpm, 16,1/16,1 kgfm a 4.750/4.000 rpm Câmbio: automático, 6 marchas. Tração dianteira Direção: elétrica Suspensão: dianteira com conjunto tipo Pseudo McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados a gás e barra estabilizadora. Traseira com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados a gás e barra estabilizadora Freios: disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira Pneus: 205/60 R16 Dimensões: comprimento de 4,16 metros, largura de 1,74 metro, altura de 1,58 metro e entre-eixos de 2,54 metros Peso: 1.248 kg Porta-malas: 402 litros Tanque de combustível: 55 litros Preço da versão: R$ 90.990

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