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Picape Ram 2500 é reformulada e chega por R$ 290 mil

O design da nova picape Ram 2500 Laramie foi reformulado por completo, como prova a longa lista de novos elementos: capô com vincos mais destacados, mais “musculoso”, rodas, grade dianteira, conjuntos óticos com LED na frente e atrás, para-choques, para-lamas e arcos de roda, emblemas, espelhos retrovisores, tampa traseira, rodas e antena, agora de teto, […]

13 de julho de 2020

Reportagem de: O Diário

O design da nova picape Ram 2500 Laramie foi reformulado por completo, como prova a longa lista de novos elementos: capô com vincos mais destacados, mais “musculoso”, rodas, grade dianteira, conjuntos óticos com LED na frente e atrás, para-choques, para-lamas e arcos de roda, emblemas, espelhos retrovisores, tampa traseira, rodas e antena, agora de teto, do tipo barbatana de tubarão. Disponível em versão única, Laramie, a nova Ram 2500 está disponível nas concessionárias da rede Ram no Brasil pelo preço sugerido de R$ 289.900. A imponente dianteira ganhou em harmonia e refinamento, com maior integração ao para-choque, formando um visual ainda mais atraente. Na traseira, a inscrição “RAM” salta aos olhos, substituindo o símbolo da cabeça do carneiro, que continua sendo aplicado nas rodas e em vários pontos da cabine.A nova Ram 2500 estreia no Brasil a quarta geração do Uconnect, o sistema multimídia da Fiat Chrysler, que inclui a maior tela entre as picapes no mercado nacional, com 12 polegadas. Além do tamanho, que ajuda na visualização, o monitor pode ter a imagem dividida em dois, para a realização de operações diferentes, a exemplo dos comandos do ar-condicionado e o navegador GPS integrado. A central aceita pareamento com aparelhos compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. O conjunto de áudio da Alpine, com nove alto-falantes e um subwoofer, inova no segmento ao trazer sistema de cancelamento ativo de ruídos externos, similar ao encontrado nos fones de ouvidos mais sofisticados. Na tela do Uconnect é possível ainda acessar outros novos recursos da nova Ram 2500, as câmeras 360 graus e visão da caçamba. Inédita em veículos do grupo Fiat Chrysler, a primeira forma uma visão aérea da picape, a partir das imagens de quatro câmeras espalhadas pelo veículo: uma na grade frontal, outras duas nos braços dos retrovisores e uma na maçaneta da tampa da caçamba. Dessa forma, o motorista tem ótima noção espacial, algo fundamental para um veículo com 6,06 metros de comprimento e 2,12 metros de largura. Por sua vez, a câmera da caçamba fica na altura da terceira luz de freio, permitindo o monitoramento da carga ou de um reboque. Pode-se até aumentar a imagem com zoom, assim como na câmera da tampa da caçamba.Em relação à segurança, a aova Ram 2500 Laramie vai muito além de itens como os seis airbags e os controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria. A maior picape do mercado nacional agora tem alerta de tráfego traseiro cruzado, que avisa ao motorista, por meio de sinais sonoros, sobre a movimentação de veículos passando por trás do veículo. Outra novidade são os detectores de pontos cegos, que funcionam com alertas visuais nos espelhos retrovisores ou sonoros. Os retrovisores externos também foram redesenhados, contando com braços mais longos, possibilitando serem colocados na vertical, além da tradicional posição horizontal, situação útil quando se está rebocando, principalmente. Cada retrovisor lateral tem dois espelhos com ajustes elétricos independentes, sendo que o menor oferece maior campo de visão. E para iluminar o chão ao redor do veículo, há ainda uma luz de cortesia embaixo dos braços dos espelhos, que são rebatíveis eletricamente. O motor turbo diesel da Cummins de 6.7 litros foi amplamente revisto, com avanços nos principais componentes, para ainda mais eficiência e força. Com seis cilindros em linha, o novo bloco entrega 365 cv de potência e 110,7 kgfm de torque máximo. Com alavanca na coluna de direção, o câmbio automático de seis marchas foi otimizado para oferecer trocas mais suaves e baixos níveis de ruído, vibração e aspereza. A tração é selecionada eletronicamente no painel, pelas posições 4X2, 4X4 e 4X4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.No interior, o motorista logo percebe os novos volante e quadro de instrumentos, que inclui uma tela de TFT de sete polegadas colorida e configurável. A posição ideal de dirigir é facilmente encontrada por conta dos bancos dianteiros com regulagens elétricas em dez direções (oito para assento e encosto e dois para apoio lombar). A ergonomia do condutor na nova 2500 se deve também a uma mordomia rara em qualquer segmento: o ajuste elétrico dos pedais de acelerador e freio. Até para abrir e fechar a janela que separa a cabine da caçamba, há um comando elétrico.

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