Diário Logo

O Diário Logo

PL do Alto Tietê apoia Garcia ao governo de SP e diverge da Executiva Nacional

A candidatura ao governador de São Paulo, de Tarcísio (Republicanos), oficializada durante convenção realizada no último dia 30, tem o apoio da estrela maior do PL, o presidente da República, Jair Bolsonaro, mas não dos prefeitos e deputados que representam o partido no Alto Tietê, que já declararam apoio à reeleição do governador Rodrigo Garcia […]

4 de agosto de 2022

Reportagem de: O Diário

A candidatura ao governador de São Paulo, de Tarcísio (Republicanos), oficializada durante convenção realizada no último dia 30, tem o apoio da estrela maior do PL, o presidente da República, Jair Bolsonaro, mas não dos prefeitos e deputados que representam o partido no Alto Tietê, que já declararam apoio à reeleição do governador Rodrigo Garcia (PSDB).

Representantes da sigla alegam, no entanto, que essa postura dos políticos liberais da região é parte de um acordo feito antes mesmo da filiação de Bolsonaro ao PL para disputar a reeleição à presidência e essa divisão, segundo afirmam, não representa nenhum racha interno no partido porque já existia esse compromisso de apoiar Rodrigo Garcia  

O PL fez a convenção estadual no formato virtual, no último dia 20, para oficializar a chapa de candidatos a deputados estadual e federal. Na ata da convenção não consta o nome do candidato que o partido vai apoiar na corrida ao governo do Estado e nem mesmo à presidência da República.

No dia 30, ocorreu a convenção do Republicanos para lançar o nome de Tarcísio, evento que contou com a presença do presidente Bolsonaro, para reforçar o apoio dele ao candidato a governador de São Paulo. Em seu discurso, o presidente defendeu a candidatura de seu ex-ministro da infraestrutura. “Tarcísio é uma marca do nosso governo”, afirmou.

O Diário cobrou um posicionamento oficial do partido, mas apesar da insistência não obteve retorno. O diretório estadual também preferiu não se manifestar a respeito. Porém, a assessoria de Brasília encaminhou uma nota à TV Diário, divulgada no final do mês passado, informando que o partido apoia Tarcísio de Freitas (REP).

Mesmo assim, a maioria dos prefeitos e deputados estaduais do PL na região confirma apoio à reeleição do atual governador. De acordo com o deputado Marcos Damásio, também presidente do diretório municipal da sigla em Mogi, “os deputados que eram do PL antes da chegada do presidente Bolsonaro já haviam assumido compromisso com o Rodrigo Garcia e o partido permitiu manter esse acordo. Os demais, que vieram com o Bolsonaro, apoiam o Tarcísio”.

Apesar dessa dicotomia, Damásio reafirma que não há nenhuma divergência interna no partido. “Não tem um racha ou coisa do tipo, apenas optou-se por manter o que já estava acordado em SP, antes da vinda do presidente”.

O deputado André do Prado (PL) também já declarou publicamente o apoio ao Rodrigo, acompanha o governador em visitas à região, faz campanha e até comemorou o crescimento dele nas pesquisas de intenção de votos no Estado, que aponta ele praticamente empatado com Tarcísio no segundo lugar.

Prefeitos

A manifestação de apoio dos chefes de executivo do PL à reeleição de Rodrigo Garcia foi confirmada pelos prefeitos José Luiz Eroles, de Guararema, Vanderlon Oliveira, de Salesópolis e também por Carlos Alberto Taino Junior , o Inho de Biritiba Mirim. Em declarações recentes a este jornal, eles disseram que “o atual governador tem ajudado a região, com investimentos e é o mais preparado para o cargo”. Apenas o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi não manifestou apoio a nenhum nome.  

O prefeito de Guararema, explica que acompanha de perto o trabalho do novo governador Rodrigo Garcia. “Reconheço as melhorias que vem sendo conquistadas em todo Estado e entendo que ele é a pessoa certa para comandar São Paulo, já que conhece a realidade das cidades paulistas e vem demonstrando isso por meio das liberações de obras e investimentos na região”, declarou Eroles.

Taino Junior, de Biritiba, destacou que o governador, “tem ajudado muito a cidade desde o início com muitos recursos, serviços e diversas obras que impactam diretamente a vida das cidades”. O prefeito de Salesópolis alega que Rodrigo Garcia, foi “o governador que mais ajudou o município nos últimos 20 anos, também porque é o mais preparado para continuar administrando o estado. Vanderlon chama atenção para o apoio dele aos pequenos municípios e apresenta uma lista de investimentos autorizados para obras viárias, infraestrutura e aquisição de maquinários. Só esses dois declararam apoio à candidatura do presidente Jair Bolsonaro.

Apesar de estar sempre ao lado do atual governador em suas visitas à região nessas últimas semanas de pré-campanha, Ashiuchi preferiu não declinar apoio a nenhum nome. “Desde 2017, o prefeito segue em constante diálogo com diferentes políticos e grupos partidários, tanto na esfera municipal como também em âmbito estadual e federal. O prefeito está focado no desenvolvimento de Suzano, sendo que o município está de portas abertas para receber aqueles que venham a colaborar com o progresso da cidade e que o objetivo no momento é atuar pelo bem-estar das famílias susanenses”, diz a nota encaminhada pela assessoria. “Deste modo, o prefeito reforça seu compromisso com a cidade e com a democracia, destacando ser prematuro qualquer posicionamento na seara eleitoral neste momento”, completa.

Além dos prefeitos do PL, os demais chefes de Executicos da regiçao também declararam apoio ao atual governador. 

Veja Também