Diário Logo

O Diário Logo

Prazo estimado para terminar a votação na escola Galdino, em Mogi, é 20 horas

A previsão da Justiça Eleitoral é de terminar o processo de votação na E.E Galdino Pinheiro Franco, no distrito de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, por volta das 20 horas. As longas filas que se formaram durante o dia acabaram por prorrogar o horário de votação na escola. Assim como em outras escolas, onde […]

2 de outubro de 2022

Reportagem de: O Diário

A previsão da Justiça Eleitoral é de terminar o processo de votação na E.E Galdino Pinheiro Franco, no distrito de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, por volta das 20 horas. As longas filas que se formaram durante o dia acabaram por prorrogar o horário de votação na escola.

Assim como em outras escolas, onde eleitores chegaram a ficar mais de uma hora à espera da hora de vota, na escola, o processo lento teve um efeito ampliado por causa do grande número de eleitores.

Às 17 horas, os portões foram fechados, mas os eleitores terão o direito de votar assegurado.

Durante o dia, a lentidão na hora de votar e o uso da biometria foram responsáveis, segundo alguns mesários, pela formação de filas.

Um detalhe notado pelos representantes da Justiça Eleitoral foi o registro de eleitores, sobretudo os mais idosos, que insistiam em votar apenas para presidente, e tinham dificuldade para anular o voto. Mesários não podiam influenciar sobre a escolha dos candidatos e, essa espera, pela conclusão do processo, nesses casos, acabou ampliando o prazo previsto para o voto de cada eleitor.

Na escola Saber, na Vila Oliveira, eleitores notaram a lentidão do processo e a formação de filas, comparando o que ocorreu durante este domingo (2) com a eleição de 2018, quando o voto também era para definir cinco cargos – deputados federal e estadual, senador, governador e presidente.

O Diário mostrou a insatisfação de eleitores que votam pela primeira vez, no Colégio Brasilis, que recebeu as seções que originalmente eram da EE Maria Rodrigues Gonçalves, no Rodeio. Ali, os participantes da eleição deste domingo chegaram a ficar mais de uma hora à espera da hora de votar.

Veja Também