Diário Logo

O Diário Logo

Renault Duster chega renovado na linha 2021

Para tentar reviver os tempos mais gloriosos do Duster, a Renault sabia que era necessário renová-lo radicalmente. E isso foi feito na linha 2021. Todas as peças da carroceria foram redesenhadas e o interior também foi modernizado. No entanto, a plataforma permanece a mesma, assim como a motorização aspirada flex 1.6 de 120 cv e […]

23 de março de 2020

Reportagem de: O Diário

Para tentar reviver os tempos mais gloriosos do Duster, a Renault sabia que era necessário renová-lo radicalmente. E isso foi feito na linha 2021. Todas as peças da carroceria foram redesenhadas e o interior também foi modernizado. No entanto, a plataforma permanece a mesma, assim como a motorização aspirada flex 1.6 de 120 cv e torque de 16,2 kgfm, compartilhada com o Captur e o Nissan Kicks, que traz ainda um item quase “vintage”: o “tanquinho” de gasolina para ajudar nas partidas a frio. A solitária novidade do “powertrain” é a tecnologia Start & Stop, presente tanto nas versões com câmbio manual quanto nas configurações com CVT. As versões 4X4 e com motor 2.0 deixaram de ser oferecidas. Por fora, as dimensões cresceram poucos centímetros, porém, as proporções estão mantidas. As linhas estão mais musculosas e ampliam a sensação de robustez. O modelo reduziu o ângulo do para-brisa e aumentou sua linha de cintura, diminuindo a área envidraçada. Agora, os faróis apresentam a assinatura luminosa característica da gama Renault, com luzes diurnas de LED em formato de “C”. O novo para-choque reforça as linhas marcantes do capô. Na lateral, o Duster apresenta linha de cintura mais alta e as portas receberam um novo desenho. As novas rodas reforçam a modernidade do estilo.Com os maiores ângulos de entrada (30 graus) e saída (34,5 graus) do segmento e a maior altura do solo (23,7 centímetros), o novo Duster se habilita a encarar os eventuais obstáculos. Segundo a Renault, o modelo tem um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, o que o ajuda a encarar terrenos irregulares com tranquilidade. Entre as novidades na parte traseira estão a tampa do porta-malas e o para-choque reestilizados e, principalmente, as novas lanternas de LED. O Duster mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros. No interior, o painel foi completamente redesenhado. Apresenta um novo console central, painel de instrumentos e central multimídia Easy Link com tela de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, com layout personalizável para até cinco usuários diferentes. O novo sistema de ar-condicionado digital oferece oito velocidades. Pela central multimídia é possível visualizar imagens das quatro câmeras do novo sistema Multiview. O Duster incorporou alerta de ponto cego e sensor crepuscular.O novo Duster tem as versões Zen (a única com câmbio manual), oferecida por R$ 71.790. Direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis de LED, airbags dianteiros, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois Isofix no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas, trava elétrica com fechamento automático, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de aço de 16 polegadas e chave canivete são de série. Multimídia, faróis de neblina e rodas de liga leve são opcionais. A Zen CVT X-Tronic, que sai por R$ 77.790, acrescenta apenas a transmissão continuamente variável e a ponteira do escapamento cromada. A Intense CVT X-Tronic, a R$ 83.490, agrega grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, barras de teto cromadas, faróis de neblina, retrovisor externo elétrico cromado, rodas de liga leve de 16 polegadas, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelho nos dois para-sóis, volante em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera e ar-condicionado automático. Os bancos em courino são opcionais. A “top” Iconic CVT X-Tronic, a R$ 87.490, é a que incorpora as principais novidades do novo Duster, como o sistema Multiview com quatro câmeras, o alerta de ponto cego, o sensor de luminosidade, chave-cartão hands free, as rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas e o apoio de braço. (Luiz Humberto Pereira/AutoMotrix)

Veja Também