Diário Logo

O Diário Logo

Trem de Natal vai visitar Mogi e Guararema, em 18 de dezembro

Mogi das Cruzes e Guararema serão as últimas cidades a receber, no dia 18 de dezembro, o Trem de Natal, da concessionária Rumo, após percorrer 860 km por ferrovias de todo o interior do estado de São Paulo. A composição, totalmente iluminada, tem sido uma atração especial, que chega a provocar congestionamentos nas ruas que […]

24 de novembro de 2022

Reportagem de: O Diário

Mogi das Cruzes e Guararema serão as últimas cidades a receber, no dia 18 de dezembro, o Trem de Natal, da concessionária Rumo, após percorrer 860 km por ferrovias de todo o interior do estado de São Paulo.

A composição, totalmente iluminada, tem sido uma atração especial, que chega a provocar congestionamentos nas ruas que dão acesso à ferrovia em municípios já incluídos, em anos anteriores, no projeto “Natal nos Trilhos”, organizado pela Rumo e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Neste ano, porém, a ação recebe ainda o apoio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da MRS Logística, operadoras do sistema ferroviário na região da Grande São Paulo.

O “Natal nos Trilhos” tem como referencial um trem especialmente decorado e integrado por vagões iluminados com luzes natalinas, que costuma passar lentamente pelas cidades, ao sinal de uma buzina que toca “Jingle Bells”, em vez do tradicional apito. 

Papai Noel ocupa sempre o último vagão, de onde acena para o público, especialmente para as crianças que vão acompanhar a passagem da composição. Geralmente, o trem passa muito lentamente pelas áreas urbanas e chega até a parar para que possa ser fotografado e filmado pelos espectadores.

O roteiro do Trem de Natal terá início no dia 5 de dezembro, em Santa Fé do Sul, e deverá passar ainda por cidades como Fernandópolis, Estrela D’Oeste, Valentim Gentil, Votuporanga, Jales, Mirassol, Bálsamo, Rio Preto Paulista, São José do Rio Preto, Catanduva, Pindorama, Santa Adélia, entre tantas outras.

No dia 17 de dezembro, o trem passará por Campinas, Valinhos, Vinhedo e Louveira e no dia 18, sairá às 15 horas da estação Jundiaí, passará pela Luz (São Paulo), seguindo para as estações Central e dos Estudantes, em Mogi, antes de seguir para Guararema.

O trem inicia a viagem diária quase sempre às 19 horas e a última cidade indicada em cada dia de sua programação é onde a composição estaciona para seguir viagem no dia seguinte.

 

Veja Também