Volkswagen mostra o Nivus, que chega em breve ao mercado brasileiro
Com design diferenciado que mistura elementos de SUV e linhas de cupê esportivo e novos conceitos de conectividade e “streaming”, o Volkswagen Nivus estreia no mercado nas próximas semanas. Com linhas marcantes e personalidade, o Nivus carrega no design uma das características que o torna único no mercado. A queda rápida e fluida da coluna […]
Reportagem de: O Diário
Com design diferenciado que mistura elementos de SUV e linhas de cupê esportivo e novos conceitos de conectividade e “streaming”, o Volkswagen Nivus estreia no mercado nas próximas semanas. Com linhas marcantes e personalidade, o Nivus carrega no design uma das características que o torna único no mercado. A queda rápida e fluida da coluna ‘C’ é um dos destaques do visual. Na lateral, o modelo tem um perfil cupê bastante característico. As proporções e os volumes definem um caráter atlético e moderno. As rodas de liga leve de 17 polegadas, com desenho exclusivo, e os protetores de para-lamas pronunciados também contribuem para um conjunto harmonioso, com pegada esportiva.A parte frontal do Nivus traz o típico DNA de design da Volkswagen. Os faróis são conectados com uma grade bastante dominante e com a linhas marcadas no capô, que definem o caráter robusto ao carro. Os faróis de LED, o DRL (daytime running light) de LED e os faróis de neblina também de LED conferem uma identidade visual única para o Nivus, com iluminação precisa e eficiente em todas as condições de uso. Na grade, o novo logo da Volkswagen está mais simples e bidimensional. E faz sua estreia no Nivus, como o primeiro modelo na região América do Sul. A parte traseira é um fiferencial à parte: um elemento horizontal une as lanternas de LED, formando uma peça única e extremamente elegante, digna de modelos do segmento premium. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral, em uma junção única de estética e funcionalidade. Na parte superior, um spoiler integrado à tampa traseira provoca um efeito de prolongamento do teto, um detalhe essencial para definir o estilo cupê e esportivo do Nivus.O novo VW traz também uma nova referência em conectividade. A nova central multimídia VW Play é uma das principais inovações do Nivus. Totalmente desenvolvida no Brasil, oferece uma inédita experiência de usabilidade intuitiva no mercado nacional. Com tela de 10 polegadas de altíssima resolução, sensível ao toque, antirriscos e com ‘botões virtuais’, esta plataforma oferece não somente os mais modernos recursos de conectividade, mas também garante uma série de serviços e “streaming”. Aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do carro. São duas telas de 10 polegadas interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento sem precedentes num veículo dessa categoria. Trata-se de um “cockpit digital” dotado de uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante, o mesmo utilizado pelo Novo Golf. Junto com o Nivus estreia também a VW Play APPs, uma loja virtual exclusiva para download de aplicativos direto pelo VW Play – que conta com 10 GB de memória – , com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone.O VW Nivus vem equipado com diversos itens de conforto e segurança, como detector de fadiga, ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave, controle eletrônico de estabilidade, auxílio de partida em rampas e câmera de ré são alguns deles. O Adaptive Cruise Control está entre os itens mais avançados do Nivus. Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. O modelo vem equipado também com um sistema de frenagem de emergência, recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, uma colisão. O Nivus, que é derivado do Polo, tem 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos. O porta-malas é referência entre hatches compactos e até mesmo entre a maioria dos utilitários esportivos compactos (SUVs) do mercado, com capacidade para 415 litros. Alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir são as principais características do “powertrain” do Nivus. O motor é o eficiente 1.0 litro turbo 200 TSI, de três cilindros, flex e injeção direta de combustível. Este propulsor entrega até 128 cv de potência máxima e 20,4 m.kgf (200 Nm) de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas. O motor é o mesmo que equipa atualmente os modelos Polo, Virtus e T Cross.