Guerra contra a dengue chega às escolas e Saúde reúne diretores
Reuniões entre diretores das instituições de Ensino Municipal e técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde acontecerão hoje

Cidade intensifica mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti / Foto: Divulgação PMMC
Reportagem de: Ana Lívia Terribille
Com o intuito de conter os casos de Dengue, nesta quinta-feira (15) em Mogi das Cruzes, diretores das Escolas Municipais se reunirão com técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde para intensificar as informações sobre as precauções necessárias para evitar a doença. O processo ocorrerá durante todo o período da manhã e tarde.
Todas as unidades da rede municipal de ensino e demais prédios da Secretaria de Educação possuem brigadas para combater o mosquito transmissor, Aedes Aegypti, conforme determinado pela Lei Municipal nº 7281 de 09 de maio de 2017. Além disso, os responsáveis pelas brigadas têm uma reunião agendada para o dia 21 de fevereiro, às 9 horas, no Cemforpe.
É importante ressaltar que o principal objetivo das brigadas é contribuir para a eliminação e manutenção das condições que dificultem a proliferação do mosquito, vetor de transmissão de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, que têm impactos individuais e coletivos.
Por fim, a cidade de Mogi das Cruzes registrou 110 casos da doença. No total, foram notificadas 329 suspeitas, sendo 79 negativas e 140 aguardando resultados de exames.
Bairros com maior número de infectados
A Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes registrou que os bairros com o maior número de casos de dengue do município foram Vila Nova União, Vila Oliveira e Jundiapeba.
Leia também: Prefeitura aponta bairros com maior números de casos de dengue em Mogi
Vacinação
O município de Mogi das Cruzes está entre os nomeados para receber a aplicação da vacina em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde. As doses iniciais devem chegar nos próximos dias. É previsto que o município receba cerca de 12 mil doses para aplicação da primeira dose nos mogianos de 10 e 11 anos. Após o recebimento, serão concedidas em todos os postos de saúde nos dias úteis, das 8 às 16 horas.
Em caso de sintomas, procure auxílio médico.