Diário Logo

Acompanhe aqui como foi a posse da primeira mulher prefeita de Mogi das Cruzes

Mara Bertaiolli, Téo Cusatis e vereadores tomam posse em cerimônia na Câmara; no Cemforpe, será realizada a transmissão de cargo

1 de janeiro de 2025

Mara e Téo, prefeita e vice de Mogi das Cruzes, tomam posse | Divulgação

Reportagem de: O Diário

Mara Bertaiolli (PL) faz história neste 1º de janeiro de 2025 como a primeira mulher a assumir a gestão pública em Mogi das Cruzes. Ao lado de seu vice, Téo Cusatis (PDS), ela assume o cargo de prefeita em cerimônia realizada na Câmara Municipal.

Além da posse, a Câmara já realiza a eleição para definir o presidente do Legislativo. E Mara e Téo também realizam a cerimônia de transmissão de cargo, no auditório do Cemforpe, a partir das 18h. O evento também será aberto ao público. Prefeita e vice também empossam os 20 nomes para o primeiro escalão (clique aqui e veja quem são eles).

Os repórteres Fabrício Mello e Fábio Pereira, de O Diário, acompanham a cerimônia de posse e também vão acompanhar a transmissão de cargo. E atualizam, em tempo real, tudo o que acontece nos dois eventos.

Acompanhe a posse e a transmissão de cargo

  • Transmissão – Além de acompanhar por aqui, em textos e fotos, você também pode assistir ao vivo abaixo ou no canal do Youtube de O Diário.

  • Plenário da Câmara – Minutos antes de começar a cerimônia, vereadores chegam para a posse.
  • Live no Instagram – O repórter Fabrício Mello explica como será a posse na Câmara Municipal.
  • 15h15 – Maioria dos vereadores eleitos já se encontra no plenário. A cerimônia aguarda a chegada dos demais parlamentares e da prefeita e vice-prefeito eleitos para começar.
  • Transmissão de cargo – A partir das 17h30 terá a segunda solenidade do dia, no Cemforpe, ocasião em que Mara Bertaiolli vai nomear os 20 nomes do primeiro escalão já definidos.
  • Começou – Às 15h27, a vereadora reeleita e mais votada da história de Mogi das Cruzes, Malu Fernandes (PL), dá início aos trabalhos da sessão solene.
Foto Fabrício Mello
Foto Fabrício Mello
  • Vice-prefeito – Téo Cusatis e Maira Cusatis chegam ao plenário.
Fabrício Mello
Fabrício Mello
  • 15h34 – Com a mesa completa, a sessão solene dá Início à execução do Hino Nacional brasileiro.
  • Composição da Mesa – Além de Malu Fernandes (PL), Edson Santos (PSD), Francimário Vieira (PL), Clodoaldo de Moraes (PL) e Pedro Komura (PL). Além deles, o prefeito 21/24, Caio Cunha (Pode), o Dom Pedro Luiz Stringhini da Diocese de Mogi das Cruzes, o deputado estadual Marcos Damasio (PL) e o presidente estadual do PL, Tadeu Candelara.
  • 15h37 – Secretário da mesa, o vereador Edson Santos, realiza a chamada dos vereadores eleitos. Eles devem entregar a declaração de bens e prestar o compromisso regimental.
  • 15h44 – Todos os vereadores estão presentes e entregaram a declaração de bens. Os vereadores realizam, agora, o compromisso regimental.
  • 15h45 – Os 23 vereadores estão, oficialmente, empossados.
  • 15h47 – Mara e Téo entregaram a suas declarações de bens. Agora, a prefeita e seu vice assumirão o compromisso regimental.
  • Empossados – Por volta das 15h50, Mara Bertaiolli e Téo Cusatis estavam oficialmente empossados como prefeita e vice de Mogi das Cruzes. Exatamente às 15h52, Mara assinava o livro de posse.
Mara e Téo com o livro de posse assinado | Fabrício Mello
Mara e Téo com o livro de posse assinado | Fabrício Mello
  • Deputado de Mogi – O deputado estadual Marcos Damasio (PL) discursa para o plenário neste momento. Ele fala do apoio da Assembleia para cidade e deseja muito sucesso para a nova administração: “Sei que dias melhores virão”, disse. Ele destacou ainda a parceria que deve existir entre os poderes: “Ninguém faz nada sozinho”.

“Vamos trabalhar para que essa cidade seja aquilo que orgulha os mogianos. Então, estou aqui para lhes desejar boa sorte e que Deus lhes abençoe. Estou muito otimista.”

  • Discurso do agora ex-prefeito – Caio Cunha assume a palavra para discursar para o plenário. Em seu discurso, Caio Cunha convidou seus secretários para o plenário para agradecer a eles. Ele começa dizendo: “Esse é um cargo que muitos desejam, mas poucos sabem o peso. Eu te desejo sabedoria, paciência e responsabilidade.”

“Estou aqui como um prefeito saindo do cargo, mas não deixo meu compromisso com a cidade de Mogi das Cruzes.”

  • Conselheiro do Tribunal de Contas – Às 16h6, Marco Bertaiolli começa seu discurso para o plenário. Ele encerrou seu discurso citando a música “Clareou”, de Diogo Nogueira: “Clareou, Mogi das Cruzes”, bradou.

“A Mara não será apenas a primeira prefeita, ela será uma das melhores prefeitas da história da cidade. Eu acredito em sua competência.”

  • Representante da igreja – Às 16h19, o bispo Dom Pedro Luiz Stringhini discursa para o plenário. “Viva, Mogi das Cruzes.”
  • Vereadores falam – Às 16h24 começa a fala dos parlamentares. Os representantes dos partidos eleitos para o Legislativo assumem o plenário para discursar. O primeiro é o vereador Clodoaldo de Moraes, representando o PL. Ele, e os demais, terão 3 minutos para falar. O segundo é o vereador Milton Lins, representando o PSD. Com isso, falaram por enquanto os representantes dos partidos da prefeita e do vice. O terceiro é o vereador Marcos Furlan, representando o Podemos, partido de Caio Cunha. Na sequência, foi a vez de Mauro Araújo, representando o MDB. O quinto a discursar foi o vereador Johnny da Inclusão, representante do Avante, seguido por Iduigues Martins, do PT. A sétima a discursar, representando o PSOL, é a vereadora Inês Paz. O oitavo a discursar é o vereador Maurinho do Despachante, representando o PRD. O nono a ocupar o plenário é o vereador Juliano Botelho, representando pelo PSB. Osvaldo Silva, do Republicanos, é o décimo a discursar. Pedro Komura, vereador pelo décima mandato, discursa representando o União Brasil. A décima-segunda é a vereadora, e ex-vice prefeita, Priscila Yamagami. Ela representa o PP. O décimo-terceiro é Rodrigo Romão, vereador representando o PCdoB.
  • Live de O Diário – Abaixo, vejam alguns dos discursos. O mais eloquente foi de Marco Bertaiolli.
  • Visitante ilustre – O presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Roque Citadini, que assume o cargo neste ano, chegou à cerimônia. A autoridade foi recebida pelo conselheiro Marco Bertaiolli e, agora, também acompanha a cerimônia na mesa diretiva.
  • 17h15 – Roque Citadini foi convidado para fazer o uso da palavra. Ele discursa, agora, para o plenário.

“Eu queria dizer à prefeita, ao vice, aos vereadores, qual é a nossa preocupação no TCE: aplicar bem os recursos, onde a sociedade mais precisa. O Estado existe para socorrer quem precisa, olhar por quem mais precisa. Prefeita, tenha coragem para enfrentar e não abandonar quem precisa.”

  • Vice-prefeito Téo Cusatis – O vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Téo Cusatis (PSD), agora empossado, agradeceu aos presentes que compõem a mesa diretiva.

“Acredito que esta é uma das sessões mais bem prestigiadas da história. Vamos trabalhar muito para levar, às pontas da cidade, o melhor que pudermos. E, por fim, quero reforçar o nosso compromisso com a cidade”.

  • Prefeita discursa – Às 17h27, Mara Bertaiolli, agora empossada, discursa sobre o sentimento de responsabilidade pelo fato de ter sido a primeira mulher eleita prefeita em Mogi das Cruzes, além de sua atuação frente ao Executivo. Ainda em discurso, Mara também destaca que, ainda hoje, irá oficializar, por meio de decreto, a criação da Secretaria da Longevidade 60+ e da Secretaria da Mulher. A prefeita afirmou ainda que também assinará um decreto para criar o Comitê Gestor de Crises Climáticas, a fim de amenizar eventos meteorológicos capazes de trazer danos à cidade.

“A eleição passou e fica a partir de hoje um único desejo é objetivo: reconstruir a cidade”.

  • 17h50 – Mara finaliza o discurso e, na sequência, a presidente da mesa diretiva, a vereadora Malu Fernandes, solicita o início do Hino de Mogi das Cruzes.
  • 17h55 – Após o hino, a sessão será suspensa. Mara, Téo e os demais deixam a mesa e, no retornar da sessão, a Mesa Diretiva 25/26 será eleita.
Veja Também