Diário Logo

Banco de leite materno de Mogi incentiva doações

 Ação ajuda recém-nascidos prematuros e bebês internados que não podem ser amamentados pela própria mãe

20 de maio de 2024

Leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro com tampas plásticas | Divulgação: PMMC

Reportagem de: O Diário

A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes está promovendo a divulgação das ações do Banco de Leite Humano nas unidades de saúde. A iniciativa é devido ao  Dia Mundial de Doação do Leite Materno, celebrado em 19 de maio.

Desde a  fundação, em 2013, o Banco de Leite de Mogi das Cruzes cadastrou 1.267 doadoras que coletaram um total de 1.780 litros de leite, dos quais 1.032 foram distribuídos para atendimento de recém-nascidos prematuros. Também foram realizados 13.214 atendimentos individuais, 3.815 visitas domiciliares e 703 atendimentos em grupo.

O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Com ele, o recém-nascido se desenvolve de forma saudável, tem mais chances de recuperação e fica protegido de infecções, diarréias e alergias.

O Banco de Leite de Mogi é resultado de uma parceria com o Rotary Clube Internacional. Entre os principais trabalhos estão atendimentos às mães e bebês por meio de consultas de enfermagem, consultas médicas e consultas para acompanhamento do crescimento; grupos de gestantes e nutrizes com orientações sobre a importância da amamentação, cuidados e esclarecimentos de dúvidas.

Saiba como doar

Para se tornar doadora, a mulher precisa estar amamentando exclusivamente no peito e se dispor a doar o leite que estiver sobrando. A doadora precisa passar por uma avaliação prévia e realizar a coleta do leite seguindo os critérios de higiene e armazenamento orientados pela equipe técnica.

O serviço funciona no prédio do Novo Pró-Mulher, que fica na rua Francisco Affonso de Melo, 550, em, Braz Cubas. Os telefones para mais informações o são 4798-7343 e 4798-7344.

Veja Também