Bicho-preguiça é resgatado em casa de Mogi das Cruzes
Animal, que estava em uma residência no bairro Cocuera, foi resgatado pelo CCZ e devolvido à Serra do Itapeti após avaliação veterinária
11/09/2025 09h23, Atualizado há 2 meses
Resgate foi feito na última terça-feira (9) | Foto: Divulgação/PMMC
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes resgatou, na última terça-feira (9), um bicho-preguiça (Bradypus variegatus) em uma residência no bairro Cocuera. De acordo com a Prefeitura, somente neste ano já foram realizados 242 resgates de animais silvestres encontrados em quintais, ruas e até dentro de casas na cidade.
O CCZ informou que foi acionado pelos moradores e, de imediato, uma equipe técnica se deslocou até o local para realizar o procedimento. O animal passou por avaliação veterinária e, em seguida, foi devolvido ao seu habitat natural, na Serra do Itapeti.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
A população pode acionar o CCZ sempre que identificar animais silvestres em situação de risco ou fora de seu ambiente natural. O órgão dispõe de equipe especializada para resgate, avaliação, cuidados veterinários e encaminhamento adequado desses animais.
Os telefones para contato são 153, (11) 4798-6799 e (11) 4798-6785.
Bicho-preguiça
O bicho-preguiça é um animal pertencente ao filo Chordata, classe Mammalia e ordem Pilosa, a mesma do tamanduá. Está distribuído em duas famílias: Bradypodidae e Megalonychidae. As espécies de bicho-preguiça estão divididas em dois gêneros, que se diferenciam, principalmente, pela quantidade de dedos.
Espécies do gênero Choloepus apresentam dois dedos em cada mão, enquanto as do gênero Bradypus possuem três dedos. Atualmente, são conhecidas seis espécies de bicho-preguiça: a preguiça-comum (Bradypus variegatus), preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), preguiça-bentinho (Bradypus tridactylus), preguiça-anã-de-três-dedos (Bradypus pygmaeus), preguiça-de-hoffmann (Choloepus hoffmanni) e preguiça-real (Choloepus didactylus).
O animal resgatado em Mogi das Cruzes era uma preguiça-comum (Bradypus variegatus).