Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Câmara de Mogi aprova entrada de pets em hospitais públicos

Visitas deverão ser agendadas previamente, respeitando critérios estabelecidos por cada instituição

18 de dezembro de 2024

Projeto de Lei n.° 48/2022 foi aprovado pela Câmara em sessão ordinária | Foto: divulgação/CMMC

Reportagem de: O Diário

Em sessão ordinária nesta terça-feira (17/12), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei n.° 48/2022, que dispõe sobre a liberação da entrada de animais de estimação em hospitais públicos para visitas e assistência a pacientes internados. De autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB), a propositura pretende tornar o ambiente médico mais agradável e favorecer a recuperação.

Com a aprovação, fica permitida a entrada de animais de estimação em hospitais que atendam pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Município para visitas a pessoas internadas. Para entrarem nesses recintos, os pets deverão estar com a carteira de vacinação em dia e higienizados. Além disso, será preciso apresentar laudo veterinário válido que ateste boa condição de saúde.

Ainda segundo a PL, a autorização para a circulação dos animais nos hospitais ficará a cargo da Comissão de Infectologia de cada unidade médica. Os animais deverão estar em recipiente ou caixa de transporte adequada. No caso de cães e gatos, serão exigidas guias presas por coleiras e, se necessário, enforcador e focinheira.

O Projeto de Lei n.° 48/2022 prevê ainda que os hospitais criarão normas e procedimentos próprios para organizar o tempo e o local de permanência dos animais, cujas presenças se darão mediante solicitação e autorização do médico responsável pelo paciente.

As visitas dos pets deverão ser agendadas previamente com a administração do hospital, respeitando critérios estabelecidos por cada instituição.

Veja Também