Câmara de Mogi vota emenda depois de quase três anos de deliberação
Texto foi encaminhado para o Legislativo em novembro de 2021 e recebeu o parecer de todas as comissões em fevereiro de 2022, mas só entrou na ordem do dia hoje
Plenário da Câmara de Mogi das Cruzes | Divulgação/CMMC
Reportagem de: Fabricio Mello
Na ordem do dia da sessão ordinária de hoje (3) da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes consta, entre vários textos diferentes, um projeto de emenda, de autoria do Executivo. O que chama atenção, entretanto, é que esse texto foi deliberado em novembro de 2021, quase três anos atrás.
A emenda busca fazer uma alteração na Lei Orgânica do Município, alterando o artigo 204 e adicionando um inciso na Legislação de Mogi das Cruzes. Resumidamente, a pauta busca ampliar o tempo entre as elaborações dos planos municipais de Educação, passando de dois para dez anos entre cada plano. Além disso, o plano passará por avaliações a cada cinco anos, como uma forma de acompanhar o seu andamento.
- Clique e receba notícias de O Diário no WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
O texto busca fazer com que a lei de Mogi das Cruzes atenda aos dispositivos da Lei Federal e Estadual. Entretanto, o documento já está em tramitação na casa há quase três anos e somente hoje foi colocado em pauta.
Entre as movimentações no projeto de emenda constam a sua deliberação em novembro de 2021, o parecer da Comissão de Justiça e Redação em dezembro do mesmo ano e os pareceres das comissões de Finanças e Orçamento e de Educação em fevereiro de 2022.
A título de curiosidade, só nesse meio tempo, a Câmara de Mogi já foi presidida por três vereadores diferentes: por Otto Rezende (PSD) em 2021, por Marcos Furlan (Podemos) em 2022 e 2023, e, agora, pelo Farofa (PL), em 2024.
Em tese, todo trâmite necessário para que a emenda fosse encaminhada para votação já estava realizado desde então, mas somente hoje, em setembro de 2024, que o projeto de emenda entrou na ordem do dia. O projeto deve ser votado durante a sessão ordinária, que começa às 15h de hoje.
A Câmara de Mogi das Cruzes foi procurada pelo O Diário para comentar sobre a tramitação da emenda dentro da Casa. Entretanto, até agora, não retornou. A matéria segue aberta para atualizações.