Câmara de Mogi vota hoje título de Honra ao Mérito para Rodrigo Ashiuchi
Assessoria do vereador Komura, autor do projeto, citou a atuação de Ashiuchi frente ao Condemat como justificativa para a honraria

Rodrigo Ashiuchi, ex-prefeito de Suzano e secretário de Verde e Meio Ambiente da capital paulista | Divulgação
Reportagem de: Fabricio Mello
A Câmara de Mogi das Cruzes vota, na sessão ordinária desta quarta-feira (4), o Projeto de Decreto Legislativo nº 18/2025, que outorga o título honorífico de Honra ao Mérito ao ex-prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi. O projeto é de autoria do vereador Pedro Komura (União) e, segundo consta na ordem do dia, propõe a entrega da honraria pelos “relevantes serviços prestados“.
No texto do projeto de decreto, Komura relembra a trajetória política de Ashiuchi, desde sua primeira eleição em Suzano até o final de 2024, quando passou o bastão do Executivo suzanense para o atual prefeito, Pedro Ishi (PL), e assumiu a Secretaria de Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
O projeto, entretanto, não cita nenhuma contribuição direta de Ashiuchi para Mogi das Cruzes. A relação do ex-prefeito de Suzano com Mogi, segundo confirmado pela assessoria do vereador em ligação telefônica, se dá pelo seu trabalho frente ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Por três anos, Ashiuchi foi presidente da entidade.
A sessão desta quarta-feira começa às 15h, no plenário da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Se aprovado, o Legislativo de Mogi deve marcar uma data posterior para entregar a honraria a Ashiuchi.