Diário Logo

O Diário Logo

Cata-Tranqueira atende a região do Parque Olímpico e Vila Brasileira neste sábado (6)

Moradores devem colocar em frente às suas casas os itens que desejam descartar, na noite anterior ou antes das 7h no dia da Operação

4 de julho de 2024

Operação Cata-Tranqueira e Mutirão Cidade Bonita atendem normalmente em Mogi das Cruzes | Divulgação Warley Kenji/PMMC

Reportagem de: O Diário

Neste sábado (6), o Mutirão Cidade Bonita e a Operação Cata-Tranqueira atenderão o Parque Olímpico, Vila Municipal, Vila Brasileira, Vila Pomar e Vila Melchizedec, em Mogi das Cruzes. Quem vive nestas localidades deve deixar nas calçadas em frente de casa os itens que deseja descartar, na noite de sexta-feira ou às 7h da manhã do próprio sábado.

O Cidade Bonita é um mutirão de manutenção e zeladoria realizado todas as semanas, com duração média de sete dias e que visa deixar os bairros da cidade em boas condições ao longo de todo o ano. Ele faz parte do Plano de Zeladoria, que foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana a partir da divisão da zona urbana da cidade em setores.

Todos os espaços públicos inseridos no perímetro delimitado, incluindo vias, praças e terrenos, são contemplados por serviços de capinação de guias e sarjetas, raspagem de guias, manutenção de ruas, operação tapa-buracos, limpeza de terrenos municipais, troca de lâmpadas, manutenção civil, limpeza de galerias e bocas de lobo e também a Operação Cata-Tranqueira, que foi ampliada para atuar em todas as regiões da cidade. Para isso, há algumas edições às quartas-feiras ao longo do ano.

Orientações para o Cata-Tranqueira

A Operação Cata-Tranqueira consiste na recolha semanal por parte das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de materiais inservíveis, que a população deseja descartar, em um conjunto pré-determinado de bairros. Caso a demanda no bairro seja muito grande, os serviços são finalizados durante a semana.

Tudo o que é recolhido pela operação recebe a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventualmente tenha dificuldade de levar os materiais inservíveis até o ecoponto mais próximo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

Importante: entulho de construção civil, lixo doméstico, podas de árvores e material de corte de jardinagem não são recolhidos pelas equipes.

Veja Também