Cata-Tranqueira atende a região do Parque Olímpico e Vila Brasileira neste sábado (6)
Moradores devem colocar em frente às suas casas os itens que desejam descartar, na noite anterior ou antes das 7h no dia da Operação

Operação Cata-Tranqueira e Mutirão Cidade Bonita atendem normalmente em Mogi das Cruzes | Divulgação Warley Kenji/PMMC
Reportagem de: O Diário
Neste sábado (6), o Mutirão Cidade Bonita e a Operação Cata-Tranqueira atenderão o Parque Olímpico, Vila Municipal, Vila Brasileira, Vila Pomar e Vila Melchizedec, em Mogi das Cruzes. Quem vive nestas localidades deve deixar nas calçadas em frente de casa os itens que deseja descartar, na noite de sexta-feira ou às 7h da manhã do próprio sábado.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e receba conteúdos de O Diário no Youtube.
O Cidade Bonita é um mutirão de manutenção e zeladoria realizado todas as semanas, com duração média de sete dias e que visa deixar os bairros da cidade em boas condições ao longo de todo o ano. Ele faz parte do Plano de Zeladoria, que foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana a partir da divisão da zona urbana da cidade em setores.
Todos os espaços públicos inseridos no perímetro delimitado, incluindo vias, praças e terrenos, são contemplados por serviços de capinação de guias e sarjetas, raspagem de guias, manutenção de ruas, operação tapa-buracos, limpeza de terrenos municipais, troca de lâmpadas, manutenção civil, limpeza de galerias e bocas de lobo e também a Operação Cata-Tranqueira, que foi ampliada para atuar em todas as regiões da cidade. Para isso, há algumas edições às quartas-feiras ao longo do ano.
Orientações para o Cata-Tranqueira
A Operação Cata-Tranqueira consiste na recolha semanal por parte das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de materiais inservíveis, que a população deseja descartar, em um conjunto pré-determinado de bairros. Caso a demanda no bairro seja muito grande, os serviços são finalizados durante a semana.
Tudo o que é recolhido pela operação recebe a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventualmente tenha dificuldade de levar os materiais inservíveis até o ecoponto mais próximo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.
Importante: entulho de construção civil, lixo doméstico, podas de árvores e material de corte de jardinagem não são recolhidos pelas equipes.