Diário Logo

Chuva causa quedas de árvores, trens lotados e trânsito em Mogi das Cruzes

O grande volume de chuva em curto espaço de tempo resultou em pontos de acúmulo momentâneo de água em algumas áreas da cidade

20 de dezembro de 2024

Trens da CPTM ficaram lotados após a forte chuva que atingiu Mogi e região. | Nicolly Assis/O Diário de Mogi.

Reportagem de: Vitor Gianluca

Uma forte pancada de chuva acompanhada de ventos intensos atingiu Mogi das Cruzes no início da tarde desta sexta-feira (20/12), gerando uma série de transtornos pela cidade. A Defesa Civil e as equipes dos órgãos envolvidos na Operação Verão estão em ação para solucionar os problemas registrados e minimizar os impactos à população.

O grande volume de chuva em curto espaço de tempo resultou em pontos de acúmulo momentâneo de água em algumas áreas da cidade. Contudo, o sistema de drenagem, segundo a prefeitura, conseguiu escoar rapidamente a maior parte do volume após a chuva cessar.

Quedas de árvores e galhos

Devido aos fortes ventos, foram registradas quedas de árvores em pelo menos três pontos da cidade: nas proximidades do Cemitério São Salvador, na Vila Oliveira e em Braz Cubas. Além disso, quedas de galhos foram identificadas em diversos locais. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal já mobilizou equipes para a retirada das árvores e dos galhos que obstruem ruas e calçadas.

Trânsito e infraestrutura

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana atuam em áreas onde o trânsito foi prejudicado. Uma das ocorrências principais foi registrada na passagem em nível da rua Presidente Campos Salles, onde um sistema interligado ao semáforo local precisará de manutenção, a ser realizada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana também está prestando suporte para resolver os impactos causados pela chuva e pelo vento.

Transporte público da região

De acordo com as informações da CPTM, a circulação de trens na Linha 11-Coral foi normalizada na tarde desta sexta-feira (20/12), após enfrentar problemas entre 13h50 e 16h35 devido a uma falha de sinalização no trecho entre as estações Mogi das Cruzes e Estudantes. No entanto, os impactos das chuvas continuam a afetar outras linhas da rede ferroviária. Desde 16h36, a Linha 12-Safira opera com velocidade reduzida e intervalos maiores entre as estações Jardim Romano e Calmon Viana, o que resultou em plataformas lotadas, transtornos e atrasos.

Estação Calmon Viana, da CPTM, às 16h30 | Nicolly Assis/O Diário.
Estação Calmon Viana, da CPTM, às 16h30 | Nicolly Assis/O Diário.

Atendimento emergencial da Prefeitura de Mogi

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, em nota, reforçou que os serviços de atendimento emergencial estão disponíveis para a população. Para relatar ocorrências relacionadas a desastres naturais, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. Já o Centro de Operações Integradas (COI) atende pelo número 153.

Veja Também