Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Fortes chuvas em Mogi causam estragos e Defesa Civil emite alerta para risco de novos desastres

Cidade registrou 109,8 mm de chuvas nas últimas 72 horas, sendo 37,5 mm somente nas últimas 24 horas, superando o total acumulado em janeiro

Por Ana Lívia Terribille
01/02/2025 14h05, Atualizado há 16 meses

Carrossel de fotos

Foto do Carrosel

Bairro Oropó foi um dos mais afetados | Foto: Divulgação

Foto do Carrosel

Bairro Oropó foi um dos mais afetados | Foto: Divulgação

Foto do Carrosel

Bairro Oropó foi um dos mais afetados | Foto: Divulgação

Foto do Carrosel

Bairro Oropó foi um dos mais afetados | Foto: Divulgação

Foto do Carrosel

Bairro Oropó foi um dos mais afetados | Foto: Divulgação

Bairro Oropó foi um dos mais afetados | Foto: Divulgação

As fortes chuvas que atingiram Mogi das Cruzes desde quinta-feira (29) causaram uma série de estragos em diferentes áreas da cidade. De acordo com a Prefeitura, nas últimas 72 horas, o município registrou um acumulado de 109,8 mm de chuvas, sendo 37,5 mm apenas nas últimas 24 horas — um índice superior ao total acumulado no mês de janeiro. O aumento da intensidade das precipitações gerou uma série de transtornos, incluindo alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.

O bairro Oropó, localizado na região sul da cidade, foi um dos mais afetados. A administração municipal informou que a área sofreu com deslizamentos e alagamentos, especialmente nas avenidas Austrália e Oceania.

Em um comunicado divulgado hoje, a administração municipal explicou que “houve uma movimentação de massa, com o desmoronamento de um barranco, o que obstruiu o fluxo do Rio Oropó. A obstrução do leito do rio causou a inundação de parte do bairro, impedindo o escoamento adequado da água”. Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos estão no local, trabalhando na desobstrução do rio e na minimização dos danos.

Além do Oropó, outras áreas da cidade também sofreram com os efeitos das chuvas. No bairro Rodeio, por exemplo, uma árvore caiu sobre a Avenida Francisco Ruiz, causando transtornos ao tráfego. Em Taiaçupeba, a queda de uma árvore sobre fiação elétrica gerou risco de apagão.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Assistência Social, está mobilizada para atender as famílias afetadas. A pasta tem atuado junto às vítimas com serviços de acolhimento e apoio, garantindo que as pessoas afetadas pela chuva recebam o atendimento necessário.

Situação dos bairros afetados

No bairro Oropó, as imagens enviadas por moradores ao O Diário mostram ruas alagadas, o que dificultou o tráfego e o acesso às residências. Moradores relataram que o acúmulo de água está gerando transtornos, com ruas se tornando intransitáveis.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil estadual também está monitorando a situação e emitiu um alerta para os moradores de Mogi das Cruzes. Através de mensagens enviadas para os celulares dos residentes, a Defesa Civil alertou para o risco de novas chuvas intensas, com previsão de mais 35 mm de precipitação nas próximas 24 horas. O alerta é para que a população se mantenha em locais seguros e evite áreas propensas a alagamentos, deslizamentos e outros tipos de desastres naturais.

Previsão e cuidados

A previsão para as próximas horas, de acordo com a equipe de Meteorologia da Defesa Civil, será a alta concentração de nebulosidade sobre a cidade. Ao longo de todo o dia, o tempo ficará bastante instável e haverá previsão para chuva contínua, com fraca a moderada intensidade, e por vezes forte, que podem vir acompanhadas de raios e vento.

Para registros de ocorrências, a Defesa Civil orienta a população a acionar o número 199 – a ligação é gratuita e disponível 24 horas por dia.

Mais noticias

Estado de São Paulo investiga caso suspeito de Ebola na capital

Poá libera vacina da gripe para todos os maiores de seis meses nesta segunda

6 receitas de feijoada fáceis e saborosas para o almoço de sábado

Veja Também