Diário Logo

O Diário Logo

Criador de conteúdo de Mogi tem mais de 1,8 milhão de seguidores na internet

Vini Vainer grava vídeos para a internet desde 2015 e tornou uma paixão - o futebol - em um negócio próprio

5 de julho de 2024

Vini Vainer posa com placa de 1 milhão de inscritos | Reprodução/Redes Sociais.

Reportagem de: Vitor Gianluca

Fazer sucesso na internet não é para qualquer um, ainda mais para alguém que tem cerca de 1,8 milhão de pessoas acompanhando seu trabalho todos os dias, que consiste em entrevistar grandes personalidades do futebol, gravar cinco vídeos diariamente e gerenciar perfis em cinco redes sociais diferentes. Essa é a história, ou melhor, a rotina de Vinícius Marim (22), mais conhecido como “Vini Vainer”, de Mogi das Cruzes.

Nascido em São Paulo, Vinícius passou a infância em Poá, no Alto Tietê. Junto com a família, se mudou para Mogi das Cruzes, onde mora atualmente. Vini cria vídeos para a internet desde os 13 anos de idade e fez com que a paixão pelo futebol se tornasse um negócio próprio, montando uma equipe dedicada composta por seis funcionários e fazendo com que essa se tornasse sua principal fonte de renda.

Para tanto, foram necessários anos produzindo sozinho com equipamentos antigos e sem muito investimento. Com constância, organização e dedicação, Vainer mostra que é possível fazer sucesso na internet e viver daquilo que se ama. Conheça a história dele.

Dono de empresa aos 13 anos?

No final de 2015, “não existia o termo ‘criador de conteúdo’ ainda”, brinca Vini, que utilizou o canal do Youtube criado em 2011 para publicar vídeos jogando FIFA, bem como os youtubers que ele acompanhava na época. Com poucas visualizações, ele decidiu publicar um vídeo falando sobre futebol. Foi assim que Vainer descobriu que aquele era o caminho a ser seguido. Em pouco mais de duas semanas, o criador de conteúdo conquistou os primeiros mil inscritos e começou a notar que os números de seguidores e de visualizações só crescia.

Vini Vainer registra início da trajetória como criador de conteúdo | Reprodução/Redes Sociais.
Vini Vainer registra início da trajetória como criador de conteúdo | Reprodução – Redes Sociais.

Para atingir o número de seguidores que têm hoje, Vainer precisou contar com o apoio da família, principalmente do pai, Wanderlei Marim (55), que foi essencial para que o filho entendesse desde cedo a importância de cuidar do canal como se fosse uma empresa.

“No começo, eu utilizava uma filmadora bem antiga do meu pai, de dois mil e ‘tra la la’ (risos), mas até que tinha uma boa qualidade de imagem. O computador que eu usava na época também era do meu pai e travava mais do que tudo. A única coisa ‘nova’ era o meu microfone, que acabei ganhando do meu pai”, comenta.

Primeiro retorno de Vini Vainer

No início, Vainer realizava o papel de um time sozinho. Roteiros, gravações, publicações e conversas com o público eram ações todas feitas por ele. O primeiro “salário” ou monetização do canal, aconteceu poucos meses depois, em agosto de 2016.

Entrevistas com celebridades e pandemia

Com o tempo, o canal foi ganhando notoriedade e autoridade, o que possibilitou entrevistas com grandes nomes do esporte. Dentre os convidados estão o Influencer Fred Bruno (ex-Desimpedidos), o pentacampeão do mundo Denilson Show e o maior ídolo do Flamengo, Zico. Além de jogadores de futebol como Jean Mota (ex-Santos), Patrick Fabiano, Caio Lucas e Serginho. Vainer realizou também uma cobertura exclusiva da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2018.

Pouco antes da pandemia, o criador iniciou a graduação no curso de jornalismo, em Mogi das Cruzes. Porém, o período foi afetado pelo agravamento do novo coronavírus (Covid-19) ao redor do mundo, o que fez com que ele passasse a estudar durante os dois primeiros anos à distância. Em janeiro de 2022, próximo ao retorno presencial das aulas, ele decidiu deixar o curso e investir na profissionalização dos equipamentos, no cenário e na criação dos conteúdos para diferentes plataformas, além do Youtube, formando uma pequena equipe de profissionais.

Em fevereiro deste ano, Vinícius atingiu a incrível marca de 1 milhão seguidores no canal do Youtube e ganhou a sonhada placa dourada, símbolo da conquista. Atualmente, ele soma mais de 1,8 milhão de seguidores acumulados em todas as plataformas. Confira os números:

  • Instagram: 112 mil seguidores;
  • Youtube: 1.11 milhão;
  • Kwai: 67,2 mil;
  • Facebook: 55 mil;
  • TikTok: 504,7 mil

Com mais de 3,2 mil vídeos abertos no Youtube, Vini “abre o jogo” e diz que, para conquistar seguidores nas redes sociais e viver disso, é necessário ter muita resiliência, consistência e organização. Além de criar conteúdos diários para todas as redes sociais, Vainer cuida da equipe formada por seis profissionais, que o ajudam a gerir cinco redes sociais diferentes. Sem entrar em detalhes com relação aos rendimentos, Vini afirma que o canal permite renda “suficiente para viver tranquilo”.

Veja Também