Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Cultura mogiana: desfile cívico reúne 30 mil pessoas na celebração dos 465 anos de Mogi

Administração municipal reforçou o resgate da cultura mogiana e afirmou que grandes anúncios serão feitos ao longo de setembro

Por O Diário
01/09/2025 17h05, Atualizado há 1 mês

Veja fotos do desfile

Foto do Carrosel

Foto do Carrosel

Foto do Carrosel

Foto do Carrosel

Foto do Carrosel

Foto do Carrosel

Foto do Carrosel

Foto do Carrosel

Foto do Carrosel

Foto do Carrosel

Foto do Carrosel

Foto do Carrosel

Foto do Carrosel

Foto do Carrosel

Foto do Carrosel

Foto do Carrosel

Desfile Cívico em comemoração aos 465 anos de Mogi das Cruzes | Foto: Divulgação PMMC

Mais de 30 mil pessoas compareceram na avenida cívica, na manhã desta segunda-feira (01), para celebrar os 465 anos de Mogi das Cruzes. O evento marcou um dos maiores Desfiles Cívicos da história da cidade. 8 mil pessoas participaram, representando os diversos segmentos da sociedade e todos os departamentos da Prefeitura Municipal. A prefeita Mara Bertaiolli reforçou o resgate da cultura do desfile cívico e afirmou que grandes anúncios serão feitos ao longo do mês de comemoração do aniversário do município.

Grandes shows são importantes, a população gosta… mas eu acho interessante resgatar esse sentimento de desfile, trazer a família mogiana e enaltecer as nossas crianças, as pessoas que fazem a cidade, foi uma decisão certa“, afirma a prefeita Mara Bertaiolli.

Estudantes, professores, militares, atletas, artistas, servidores municipais e representantes de entidades e associações mostraram que “Mogi abraça” todos os mogianos e mogianas.

Hoje é um dia muito especial para todos na nossa cidade. Estamos aqui, juntos, resgatando o que temos de melhor: o mogiano e a mogiana. Mostramos a nossa educação, o esporte, o social, a segurança, a agricultura, a solidariedade, a mulher, o idoso, o meio ambiente, nossos parceiros… enfim, todos que fazem uma Mogi melhor a cada dia. É momento de celebrar”, reforça a prefeita.

Participaram da solenidade o deputado federal Marcio Alvino, o presidente da Alesp, deputado André do Prado, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e ex-prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli; o prefeito de Suzano e sua esposa, Pedro e Débora Ishi, e vereadores municipais, entre outras autoridades da região.

A abertura contou com a incorporação da Bandeira Nacional, a execução do Hino Nacional pela Banda Sinfônica e o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Mogi das Cruzes. O Hino a Mogi foi entoado pelo Tiro de Guerra, que também abriu o desfile militar, seguido pelas forças de segurança da cidade — Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental e Instituto de Criminalística.

Na parte cívica, o tema “Mogi, Cidade que Abraça” foi retratado em diferentes alas. A Primeira Infância marcou presença com mais de 500 crianças representando temas como alimentação, desenvolvimento, brincadeiras e saúde. Já o pelotão da Longevidade reuniu cerca de 180 idosos, com apresentações de dança circular, Bon Odori, seresteiras e até a participação dos eleitos Miss e Mister Terceira Idade.

As escolas municipais também tiveram destaque, com cerca de 170 unidades representadas, trazendo para a avenida temas como brincar, natureza, diversidade, artes e leitura, desenvolvimento integral da criança e cultura de paz. O desfile celebrou ainda a diversidade cultural da cidade, com um pelotão de mais de 500 integrantes ligados à Cultura, incluindo povos originários, congadas, Festa do Divino, oficinas culturais e escolas de samba. A Secretaria da Mulher também participou pela primeira vez, apresentando projetos de empoderamento, defesa pessoal, empreendedorismo feminino e inclusão das mães atípicas.

As secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Esportes e Lazer, Cultura, Agricultura e Segurança Alimentar, Meio Ambiente e Proteção Animal e Desenvolvimento Econômico e Trabalho também participaram do desfile, cada uma representando o seu segmento e apresentando à população os serviços, projetos e políticas públicas desenvolvidas em Mogi.

A música também foi destaque com a participação dos projetos “Pra Ver a Banda Passar”, promovido pela Secretaria de Educação e gerido pela AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, realizado pela Pasta com gestão da Sinfônica Mogi. As apresentações animaram o público e reforçaram a importância da música como ferramenta de educação e inclusão.

A comemoração continua

As comemorações dos 465 anos de Mogi seguem ao longo do dia com atividades culturais gratuitas no Parque Centenário, os parques da cidade seguem abertos para o lazer da população e, à noite, ainda acontecerá o clássico entre Mogi Basquete e Bauru no Ginásio Hugo Ramos. A programação completa do mês de festividades está disponível no site.

“Durante o mês todo nós teremos várias atrações, na parte da cultura, do esporte… mas o mais legal, gente, é que nós teremos grandes anúncios durante todo o mês de setembro. Esperem que nós vamos ter além de toda a parte festiva e cultural, nós vamos ter grandes anúncios para o crescimento da cidade”, afirma Bertaiolli.

Mais noticias

5 receitas surpreendentes com abóbora-moranga para o almoço

5 motivos para apostar nas recargas capilares

Trecho da rua Ipiranga será interditado para obras do Semae neste domingo

Veja Também