Cultura mogiana: desfile cívico reúne 30 mil pessoas na celebração dos 465 anos de Mogi
Administração municipal reforçou o resgate da cultura mogiana e afirmou que grandes anúncios serão feitos ao longo de setembro
01/09/2025 17h05, Atualizado há 1 mês
Veja fotos do desfile
Desfile Cívico em comemoração aos 465 anos de Mogi das Cruzes | Foto: Divulgação PMMC
Mais de 30 mil pessoas compareceram na avenida cívica, na manhã desta segunda-feira (01), para celebrar os 465 anos de Mogi das Cruzes. O evento marcou um dos maiores Desfiles Cívicos da história da cidade. 8 mil pessoas participaram, representando os diversos segmentos da sociedade e todos os departamentos da Prefeitura Municipal. A prefeita Mara Bertaiolli reforçou o resgate da cultura do desfile cívico e afirmou que grandes anúncios serão feitos ao longo do mês de comemoração do aniversário do município.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
“Grandes shows são importantes, a população gosta… mas eu acho interessante resgatar esse sentimento de desfile, trazer a família mogiana e enaltecer as nossas crianças, as pessoas que fazem a cidade, foi uma decisão certa“, afirma a prefeita Mara Bertaiolli.
Estudantes, professores, militares, atletas, artistas, servidores municipais e representantes de entidades e associações mostraram que “Mogi abraça” todos os mogianos e mogianas.
“Hoje é um dia muito especial para todos na nossa cidade. Estamos aqui, juntos, resgatando o que temos de melhor: o mogiano e a mogiana. Mostramos a nossa educação, o esporte, o social, a segurança, a agricultura, a solidariedade, a mulher, o idoso, o meio ambiente, nossos parceiros… enfim, todos que fazem uma Mogi melhor a cada dia. É momento de celebrar”, reforça a prefeita.
Participaram da solenidade o deputado federal Marcio Alvino, o presidente da Alesp, deputado André do Prado, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e ex-prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli; o prefeito de Suzano e sua esposa, Pedro e Débora Ishi, e vereadores municipais, entre outras autoridades da região.
A abertura contou com a incorporação da Bandeira Nacional, a execução do Hino Nacional pela Banda Sinfônica e o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Mogi das Cruzes. O Hino a Mogi foi entoado pelo Tiro de Guerra, que também abriu o desfile militar, seguido pelas forças de segurança da cidade — Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental e Instituto de Criminalística.
Na parte cívica, o tema “Mogi, Cidade que Abraça” foi retratado em diferentes alas. A Primeira Infância marcou presença com mais de 500 crianças representando temas como alimentação, desenvolvimento, brincadeiras e saúde. Já o pelotão da Longevidade reuniu cerca de 180 idosos, com apresentações de dança circular, Bon Odori, seresteiras e até a participação dos eleitos Miss e Mister Terceira Idade.
As escolas municipais também tiveram destaque, com cerca de 170 unidades representadas, trazendo para a avenida temas como brincar, natureza, diversidade, artes e leitura, desenvolvimento integral da criança e cultura de paz. O desfile celebrou ainda a diversidade cultural da cidade, com um pelotão de mais de 500 integrantes ligados à Cultura, incluindo povos originários, congadas, Festa do Divino, oficinas culturais e escolas de samba. A Secretaria da Mulher também participou pela primeira vez, apresentando projetos de empoderamento, defesa pessoal, empreendedorismo feminino e inclusão das mães atípicas.
As secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Esportes e Lazer, Cultura, Agricultura e Segurança Alimentar, Meio Ambiente e Proteção Animal e Desenvolvimento Econômico e Trabalho também participaram do desfile, cada uma representando o seu segmento e apresentando à população os serviços, projetos e políticas públicas desenvolvidas em Mogi.
A música também foi destaque com a participação dos projetos “Pra Ver a Banda Passar”, promovido pela Secretaria de Educação e gerido pela AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, realizado pela Pasta com gestão da Sinfônica Mogi. As apresentações animaram o público e reforçaram a importância da música como ferramenta de educação e inclusão.
A comemoração continua
As comemorações dos 465 anos de Mogi seguem ao longo do dia com atividades culturais gratuitas no Parque Centenário, os parques da cidade seguem abertos para o lazer da população e, à noite, ainda acontecerá o clássico entre Mogi Basquete e Bauru no Ginásio Hugo Ramos. A programação completa do mês de festividades está disponível no site.
“Durante o mês todo nós teremos várias atrações, na parte da cultura, do esporte… mas o mais legal, gente, é que nós teremos grandes anúncios durante todo o mês de setembro. Esperem que nós vamos ter além de toda a parte festiva e cultural, nós vamos ter grandes anúncios para o crescimento da cidade”, afirma Bertaiolli.