Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Dia D contra a Dengue vistoria 169 imóveis e autua 5 depósitos de sucatas

Ação também levou palestras de conscientização contra a dengue para a rede pública municipal de Braz Cubas

Por O Diário
15/11/2025 11h29, Atualizado há 22 horas

Foto: Divulgação PMMC

O Dia D de Mobilização contra a Dengue, realizado na última sexta-feira (14), em Mogi das Cruzes, resultou em 169 imóveis vistoriados, cinco autuações a depósitos de sucatas fiscalizados por manutenção de materiais que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de palestras educativas a 297 crianças de escolas da rede pública de Braz Cubas, reforçando a importância dos cuidados diários para evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O Departamento de Fiscalização de Posturas, que também participou da ação, realizou três notificações para limpeza e paralisação do acúmulo de materiais recicláveis e uma autuação por operação sem licenciamento e em condições insalubres.

As ações coordenadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ocorreram ao longo do dia, com foco no combate aos criadouros do Aedes aegypti e na conscientização da população sobre medidas de prevenção. A operação contou ainda com sobrevoo de drones para aplicação de larvicida em áreas de difícil acesso, ampliando o alcance das ações de bloqueio e tratamento químico.

O diretor da Vigilância em Saúde, veterinário Jefferson Leite, destacou o empenho integrado das equipes e o papel da população no enfrentamento à doença. “O Dia D reforça que o combate à dengue é um compromisso de todos. Cada criadouro eliminado faz diferença, e a participação ativa dos moradores é fundamental para protegermos nossas famílias e nossa cidade”, afirmou.

Mobilização integrada
O Dia D integra as diretrizes do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE/SP) e tem como objetivo intensificar as ações preventivas antes do período de maior incidência da doença, nos meses mais quentes e chuvosos. Em Mogi, a mobilização reuniu órgãos de apoio, incluindo Defesa Civil, Guarda Municipal Ambiental, e as secretarias de Saúde, Segurança, Educação, Serviços Urbanos e Zeladoria.

As atividades tiveram início às 8 horas, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com reunião de alinhamento e entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) às equipes. Durante a manhã, foram realizadas fiscalizações técnicas e sobrevoos com drones em Braz Cubas e Vila Nova Jundiapeba, incluindo aplicação de larvicida e vistorias em áreas críticas. No período da tarde, a operação avançou para o Parque Residencial Itapeti, com vistorias e notificações, enquanto ações educativas ocorreram simultaneamente em escolas do Jardim Universo.

Ao longo do dia, agentes realizaram abordagens educativas, distribuíram materiais informativos, concederam entrevistas e reforçaram a prática dos “10 minutos semanais” de inspeção domiciliar para eliminar possíveis criadouros. Todas as atividades foram registradas em fotos e vídeos, incluindo imagens aéreas captadas pelos drones.

Além das mobilizações especiais, Mogi das Cruzes mantém ações permanentes de enfrentamento à dengue. A vacinação de adolescentes de 10 a 14 anos segue disponível nas UBSs e USFs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e até as 18h nas unidades de horário estendido (UBSs Alto do Ipiranga, Vila Suíssa, Santa Tereza, Vila Natal e Ponte Grande, ESFs Nova Jundiapeba, Biritiba Ussú, Taiaçupeba e Aeroporto II). Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura (wwww.mogidascruzes.sp.gov.br).

O trabalho de campo do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses (NPCA) ocorre de forma contínua, com visitas casa a casa, bloqueio de criadouros, monitoramento de pontos estratégicos, vistorias em imóveis especiais e uso de drones em grandes reservatórios e locais de difícil acesso.

A população também conta com o Zap Dengue, pelo WhatsApp (11) 99918-6070, que recebe denúncias e oferece informações sobre sintomas, medidas de prevenção e unidades de saúde. Os telefones SIS 160 e 162 seguem disponíveis para orientações e denúncias à Vigilância em Saúde.

Para gestantes em acompanhamento pré-natal, a Prefeitura continua distribuindo repelentes, e as brigadas de combate à dengue foram ampliadas para prédios públicos.

Mais noticias

Mogi Basquete vence Rio Claro e garante sua oitava vitória pelo NBB CAIXA

Gato pode comer doce? Entenda os riscos do açúcar para o animal

Saúde leva testes de HIV e hepatite para evento da OAB na Zona Norte de Suzano

Veja Também