Dono de criadouro de peixes em Mogi é preso por furto de energia estimado em R$ 10 mil
A EDP não divulgou o nome do estabelecimento
19/08/2025 12h58, Atualizado há 2 meses

A operação foi conduzida pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil | Foto: Divulgação
Uma operação da Polícia Civil, com o apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, resultou na prisão em flagrante do proprietário de um criadouro de peixes na Vila Rubens, em Mogi das Cruzes. A ação ocorreu na segunda-feira (18/8). A estimativa é que o prejuízo para a concessionária ultrapasse os R$ 10 mil.
Segundo o boletim de ocorrência, o imóvel em questão tem endereço residencial, mas funcionava como uma estufa para criação/comércio de peixes. Não foi divulgado o nome do estabelecimento.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
A EDP informou que durante a inspeção, os técnicos identificaram a violação na caixa de medição e no medidor, o que impedia o registro do consumo, caracterizando o furto. Foi requisitado exame pericial ao Instituto de Criminalística (IC), que confirmou a existência da irregularidade.
O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante e responderá por furto de energia, crime que prevê pena de multa e reclusão de um a quatro anos. O acusado também deverá arcar, conforme a regra da Resolução Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.
Riscos
A EDP reforça que as fraudes de energia, muitas vezes realizadas de forma amadora, sem condições mínimas de segurança, colocam em risco quem pratica a ação e todo o entorno.
Segundo a concessionária, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população, que sofre com a falta ou intermitência do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos devido à queda na qualidade da energia.
Somente profissionais habilitados podem manusear a rede elétrica, com técnica e equipamentos de segurança necessários.