EDP faz mutirão para retirar cabeamento irregular em postes de Mogi das Cruzes
Ação remove cabos irregulares e excessivos de internet e telefonia dos postes da região; empresas que fornecem internet devem avisar consumidores sobre possível interrupção do serviço

Limpeza de fios | Divulgação EDP
Reportagem de: O Diário
A EDP está retirando cabeamentos irregulares de telecomunicação de seus postes no distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes. A ação tem como foco garantir a segurança e reduzir a poluição visual referente ao excesso de fiações clandestinas de internet e telefonia.
- Receba notícias de O Diário de Mogi por WhatsApp.
- Inscreva-se no canal de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
O mutirão dá sequência a uma série de operações realizadas pela companhia no município. Desde janeiro, a atuação das equipes da EDP resultou na retirada de 350 quilos de cabeamentos irregulares em diversos pontos da cidade.
Para o planejamento do mutirão, equipes técnicas realizam previamente o mapeamento de localidades com fiação irregular de telecomunicação (internet e telefonia) nos postes, em locais que trazem risco à população devido ao cabeamento excessivo, e que interferem no espaço dedicado às empresas regularizadas.
A EDP também notifica, de forma sistemática, as empresas compartilhantes para adequação dos cabos em questão, conforme a legislação vigente. Cabeamentos sem identificação ou desativados são removidos.
“Estamos hoje com um mutirão em César de Souza dando sequência a esse importante trabalho que tem como objetivo evitar a ocupação irregular dos postes, o que gera riscos à segurança de todos e poluição visual na cidade com o excesso de cabos desordenados de telefonia e internet”, afirma o gestor da EDP, Roberto Miranda.
Caso a população encontre cabeamentos rompidos ou em uma condição de risco, pode acionar a EDP por meio dos canais de atendimento que funcionam 24 horas e são gratuitos: www.edp.com.br; aplicativo EDP Online; WhatsApp: (11) 93465-2888 ou a Central de Atendimento ao Cliente 0800 721 0123.
Compartilhamento de infraestrutura
O compartilhamento dos postes de energia elétrica pelas empresas de telecomunicações/internet é disciplinado por uma resolução conjunta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com o objetivo de redução dos custos aos usuários dos serviços.
A EDP notifica sistematicamente as empresas de telecomunicações/internet, com objetivo de melhorar/regularizar as condições da rede de telefonia compartilhada nos postes, bem como para a retirada de cabos rompidos, minimizando o impacto das fiações e restabelecendo a ordenação da rede de telecomunicações/internet e garantindo a segurança da população. Além disso, a companhia mantém um grupo de trabalho envolvendo as empresas regulares de telefonia e internet que atuam no município de Mogi das Cruzes para a maior eficiência na gestão e manutenção do serviço.
As intervenções nos cabos de serviços de telecomunicações/internet devem ser realizadas pelas empresas proprietárias dos referidos cabos, tendo em vista o risco de interrupção na prestação dos serviços de telecomunicações/internet, que são essenciais para a sociedade em geral e, em especial, para hospitais, escolas, segurança pública, órgãos públicos, entre outros. Porém, a EDP atua na retirada de cabos que oferecem risco à segurança da população e estão em caráter irregular, sempre que identificado pelas equipes.
Quando as obras envolvem retirada ou remanejamento de postes, a companhia informa que notifica as empresas de telecomunicações/internet que compartilham a rede, de forma antecipada, sobre o cronograma e condições técnicas, para que haja a adequação da fiação de telecomunicações/internet.
Portanto, caso haja interrupção do serviço por conta do mutirão de retirada de cabeamento irregular, os consumidores devem acionar as empresas de telecomunicações responsáveis pelo fornecimento de internet.