Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Em Brasília, Mogi das Cruzes participa de encontro sobre infância e clima

Município marcou presença no evento "Crianças e Ação Climática: Prioridades e Compromissos rumo à COP30", realizado na última sexta-feira (03), no Brasília Palace Hotel

Por O Diário
04/10/2025 11h23, Atualizado há 1 mês

Foto: Divulgação PMMC

O encontro, promovido pelo Instituto Alana em parceria com a Presidência da COP30 e as academias pontifícias de ciências e ciências sociais (PAS e PASS), reúne cerca de 200 gestores públicos, pesquisadores, lideranças do terceiro setor e representantes do governo federal para debater soluções e compromissos que coloquem crianças e adolescentes no centro das políticas climáticas.

Para a prefeita Mara Bertaiolli, a participação reforça o protagonismo do município em políticas voltadas à infância. “Mogi das Cruzes participa desse debate para somar à construção de soluções climáticas que reconhecem a infância como prioridade. Estamos avançando em políticas alinhadas ao Marco Legal da Primeira Infância, mostrando que é possível planejar o presente pensando no futuro das crianças”, destacou.

O encontro faz parte de uma série de iniciativas voltadas à COP30 e está fundamentado no “Planetary Call to Action for Climate Change Resilience”, um chamado global para fortalecer o compromisso de governos e instituições com a adaptação e a resiliência climática. A programação traz painéis e estudos de caso que conectam políticas públicas, ciência e atuação comunitária, destacando práticas inovadoras que relacionam meio ambiente e proteção da infância.

Entre os painelistas estiveram nomes de destaque como Ana Toni (CEO da COP30), Liliam Chagas (negociadora-chefe da COP30), Raquel Teixeira (secretária da Educação do RS), Joaquin González-Aleman (UNICEF Brasil) e Sinéia do Vale (enviada especial da COP30 para povos indígenas).

“Participar desse encontro é uma oportunidade para reforçar como Mogi integra educação, saúde, assistência e meio ambiente para colocar as crianças no centro das ações públicas e garantir um desenvolvimento mais saudável e protegido”, afirmou o coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, representando Mogi das Cruzes no evento.

A participação do município reflete o avanço das políticas públicas locais para a Primeira Infância. O município sancionou recentemente o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) e lançou o Monitor de Dados da Primeira Infância, iniciativas alinhadas ao Marco Legal da Primeira Infância que norteiam estratégias até 2035 e reforçam a transparência e o compromisso com os direitos das crianças.

Também estão em andamento programas como o “Pé de Infância – Cria na Paz, Respira e Conta até 5” e a estratégia “Cinco Básicos”, que integram saúde, educação e assistência social para apoiar o desenvolvimento infantil.

Mais noticias

Mogi Basquete vence União Corinthians e chega à quinta vitória seguida no NBB

7 receitas com maminha para o almoço

Feira de adoção de cães e gatos acontece hoje no Itaquá Park Shopping; saiba mais

Veja Também