Diário Logo

Empresário de Mogi das Cruzes ajuda vítimas de temporal no Rio Grande do Sul

Mogiano foi até o Rio Grande do Sul para ajudar as vítimas das pancadas de chuva

6 de maio de 2024

Plínio Boucault durante resgate de jetski, carregando duas crianças e cachorro | Acervo Pessoal.

Reportagem de: Vitor Gianluca

O Estado do Rio Grande do Sul (RS) vive dias de pânico por conta das fortes chuvas que atingem o sul do país. Em meio ao caos, o mogiano Plínio Boucault, 36 anos, integra um grupo de empresários que está ajudando as vítimas da tragédia com transporte, regaste e entrega de suprimentos as famílias afetadas.

Até o momento, o Estado do RS registra que 873 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas, com 83 mortes contabilizadas, 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas. Observando a adversidade enfrentada pelas famílias, o corretor de imóveis Plínio Boucault, saiu de Itapema, Santa Catarina, onde vive nos últimos dois anos, para o Estado vizinho, para enviar ajuda humanitária às vítimas da tragédia.

Plínio Boucault resgata crianças e cachorro com jetski | Acervo Pessoal.
Plínio resgata crianças e cachorro com jetski no Rio Grande do Sul | Plínio Boucault/Acervo Pessoal

Grupo Amigos do Vale

Plínio faz parte de um grupo chamado Amigos do Vale, de Itapema, que reúne empresários de diferentes ramos e que buscam ajudar em situações de risco. Segundo ele, o grupo foi responsável por outros resgates e se juntou mais uma vez para colaborar com a situação vivida no RS. Com empenho, conseguiram contato com o governador Eduardo Leite (PSDB) e colaboração da Polícia Militar para transporte e entrega de suprimentos.

O empresário relata o trajeto que o grupo fez na última semana. “Saímos de Santa Catarina na sexta-feira de madrugada, chegamos sábado, direto para a água, em Canoas. Resgatamos o que deu de pessoas, leva comida, tira as pessoas de suas casas. Saímos de Canoas, fomos para Sarandi. Por lá, não precisavam de muita coisa, mas auxiliamos no que deu”, disse Plínio.

“Agora, chegamos e montamos uma base com cerca de 20 caminhões que arrecadamos, carregados de suprimentos, como comida, roupa, tudo. Tudo está sendo feito na base em Itapema, na Marina Jetlife, onde são separados os produtos e estamos trazendo esses caminhões pra cá, por meio da Azul, que tem feito transporte aéreo e cargueiro pra gente”, afirma.

Caminhão sendo carregado para transporte de suprimentos | Plínio Boucault/Acervo Pessoal

Entrega de suprimentos para o Rio Grande do Sul

Em entrevista ao O Diário, Plínio disse que o grupo está enviando suprimentos para cidades e lugares que estão ilhados, por meio de helicópteros, onde são enviados 200kg de alimento por voo. Quando o envio é encerrado no dia, o grupo se mobiliza e vai ao local efetuar o resgate das pessoas e animais que estão ilhados.

Helicóptero com suprimentos para as cidades ilhadas do Rio Grande do Sul | Plínio Boucault.
Helicóptero com suprimentos para as cidades ilhadas do Rio Grande do Sul | Plínio Boucault.

Previsão do tempo para os próximos dias no RS

O Estado do Rio Grande do Sul segue sofrendo com as fortes chuvas nesta semana. A previsão do tempo da Defesa Civil indica alerta severo de chuvas intensas nesta segunda-feira (6), com risco de alagamentos, vento forte, descargas elétricas e eventual queda de granizo. O alerta segue para os próximos dois dias, com chuva e possíveis alagamentos. A mínima desta terça-feira (7), é de 21º, e a máxima de 23º. Já na quarta-feira (8), a mínima é de 13º celsius e a máxima de 24º.

Veja Também