Diário Logo

O Diário Logo

Estado cogita Mogi das Cruzes na rota do trem intercidades

Eixo Leste deve conectar São José dos Campos à capital e, segundo os estudos realizados, pode ter até 130 km de extensão

29 de maio de 2024

TIC Eixo Leste poderá fazer ligação com uma das linhas que atende a Zona Leste de São Paulo | Divulgação/Governo de São Paulo

Reportagem de: Fabricio Mello

O Governo de São Paulo cogita a inserção de Mogi das Cruzes na rota do Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste, que ligará a capital à região do Vale do Paraíba, finalizando o percurso em São José dos Campos. 

A proposta é que a linha férrea tenha de 80km a 130km, a depender do trajeto definido pelo Estado. O TIC Eixo Leste deverá realizar uma ligação com uma das três linhas que atendem a região – a Linha 11-Coral, 12-Safira ou 13-Jade. Caso a primeira seja a escolhida pelo projeto, o trajeto do TIC contemplará, além de Mogi das Cruzes, outras cidades da região, como Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos.

Segundo o Estado, o investimento estimado está na casa dos R$ 10 bilhões e deve beneficiar cerca de 2,7 milhões de pessoas. O projeto, que segue em fase de estudos, foi qualificado no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) na semana passada, no dia 23.

O TIC Eixo Leste é um dos projetos contemplados pelo São Paulo nos Trilhos, programa lançado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) hoje (29) em Campinas, junto da assinatura do contrato do TIC Eixo Norte – que ligará a capital ao interior do estado.

O programa também deve englobar a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade à iniciativa privada. O projeto para as três ferrovias prevê, além de outras dez novas estações, a expansão até César de Souza.

Veja Também