Garça presa em linha de pipa é resgatada no Parque Centenário
Ave será encaminhada para um centro especializado em reabilitação de animais silvestres
27/06/2025 20h42, Atualizado há 4 meses
Foto: Divulgação
Uma garça-branca (Ardea alba) foi resgatada na última semana no Parque Centenário, em Mogi das Cruzes, após ficar presa em uma linha de pipa em uma das ilhas do lago do parque. A operação foi coordenada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal e Corpo de Bombeiros.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
Segundo o médico-veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância Epidemiológica em Saúde, a garça resgatada foi avaliada pela equipe técnica do CCZ logo após ser retirada do local. “A garça foi estabilizada e, agora, será encaminhada para um centro especializado em reabilitação de animais silvestres, na capital paulista, onde receberá os cuidados necessários para sua recuperação e eventual reintegração à natureza”, explicou.
O caso serve como alerta para os riscos que linhas de pipa, especialmente com cerol ou linhas chilenas, representam à fauna, além de colocarem em risco a vida das pessoas. A Prefeitura reforça a importância do uso responsável desses materiais e da denúncia de práticas que possam ferir animais ou causar danos ao meio ambiente.
Para informações e orientações, a população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de Mogi das Cruzes por meio dos telefones 153, (11) 4798-6799 ou (11) 4798-6785.