Gato-do-mato é resgatado em estado grave em Mogi das Cruzes
Animal foi encontrado em estado grave, recebeu atendimento emergencial e permanece em observação no Centro de Controle de Zoonoses, na cidade
23/06/2025 17h03, Atualizado há 4 meses
Um gato-do-mato-pequeno (Leopardus gattulus) foi resgatado, no distrito de Jundiapeba, por uma equipe de agentes do Centro de Controle de Zoonoses, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, no último domingo (22/6).
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
Moradores locais encontraram o felino silvestre desacordado, em um terreno, e prontamente acionaram as autoridades. Segundo o veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância Sanitária em Saúde, o animal, em estado grave, recebeu atendimento emergencial e permanece em observação no Centro de Controle de Zoonoses, na cidade.
“A previsão é que, após estabilização, ele seja transferido para um Centro de Recuperação de Animais Silvestres, na capital paulista”, explica Leite.
O gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) é um felino selvagem de pequeno porte, também conhecido como gato-do-mato-do-sul, encontrado principalmente na Mata Atlântica. Ele é considerado o menor felino do Brasil, pesando entre 1 kg e 3 kg. A espécie é classificada como vulnerável pela IUCN, devido à perda de habitat e outros fatores.
O felino possui uma pelagem característica com rosetas escuras, semelhante à da onça-pintada e jaguatirica, mas pode também ser completamente preto (melânico). É um animal noturno e arborícola, ou seja, vive em árvores, alimenta-se, principalmente, de pequenos mamíferos, aves e outros animais e prefere áreas de floresta densa, como a Mata Atlântica.
As pessoas que encontrarem algum animal silvestre que precise ser resgatado devem entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, pelos telefones 4798-6799, 4798-6785 ou 153 (após as 17 horas e aos finais de semana)