Em Mogi, idosa morre na UPA do Oropó enquanto aguardava transferência para hospital
Paciente deu entrada na UPA no último domingo (20) com dores abdominais, tosse, vômitos e tremores e sofreu uma parada cardiorrespiratória
Mulher foi submetida a exames que constataram um estado de saúde bastante comprometido | Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes
Reportagem de: Ana Lívia Terribille
Uma idosa de 62 anos morreu, nesta quarta-feira (23), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Oropó, em Mogi das Cruzes, enquanto aguardava transferência para um hospital. A paciente, que deu entrada na UPA no último domingo (20) com dores abdominais, tosse, vômitos e tremores, teve o quadro clínico agravado e sofreu uma parada cardiorrespiratória.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a idosa foi submetida a exames que constataram um estado de saúde bastante comprometido. Diante da gravidade do quadro, foi iniciado o protocolo de sepse, com hidratação, suporte de oxigênio e antibioticoterapia. A transferência para um hospital via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), gerenciada pelo Governo do Estado, foi solicitada, mas não houve tempo para a remoção.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
A Central de Regulação lamentou o ocorrido e explicou que a paciente foi inserida na regulação estadual, mas que a referência de atendimento da UPA do Oropó é a Santa Casa de Mogi das Cruzes, que, ao ser acionada, informou não ter leito disponível.
Ainda, segundo a CROSS, a busca por um hospital que atendesse a especialidade indicada pela UPA continuou, mas reforçou que “o papel da Central não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de vagas nos hospitais mais próximos, seja ele municipal, estadual ou filantrópico, apto a cuidar do caso.”
A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes afirmou que todos os procedimentos adequados foram adotados e que a direção da UPA “Dra. Corasi Alves de Andrade” está à disposição da família para esclarecimentos.
A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes foi procurada pelo O Diário, mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.