Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Em Mogi, idosa morre na UPA do Oropó enquanto aguardava transferência para hospital

Paciente deu entrada na UPA no último domingo (20) com dores abdominais, tosse, vômitos e tremores e sofreu uma parada cardiorrespiratória

24 de outubro de 2024

Mulher foi submetida a exames que constataram um estado de saúde bastante comprometido | Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes

Reportagem de: Ana Lívia Terribille

Uma idosa de 62 anos morreu, nesta quarta-feira (23), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Oropó, em Mogi das Cruzes, enquanto aguardava transferência para um hospital. A paciente, que deu entrada na UPA no último domingo (20) com dores abdominais, tosse, vômitos e tremores, teve o quadro clínico agravado e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a idosa foi submetida a exames que constataram um estado de saúde bastante comprometido. Diante da gravidade do quadro, foi iniciado o protocolo de sepse, com hidratação, suporte de oxigênio e antibioticoterapia. A transferência para um hospital via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), gerenciada pelo Governo do Estado, foi solicitada, mas não houve tempo para a remoção.

A Central de Regulação lamentou o ocorrido e explicou que a paciente foi inserida na regulação estadual, mas que a referência de atendimento da UPA do Oropó é a Santa Casa de Mogi das Cruzes, que, ao ser acionada, informou não ter leito disponível.

Ainda, segundo a CROSS, a busca por um hospital que atendesse a especialidade indicada pela UPA continuou, mas reforçou que “o papel da Central não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de vagas nos hospitais mais próximos, seja ele municipal, estadual ou filantrópico, apto a cuidar do caso.”

A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes afirmou que todos os procedimentos adequados foram adotados e que a direção da UPA “Dra. Corasi Alves de Andrade” está à disposição da família para esclarecimentos.

A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes foi procurada pelo O Diário, mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Veja Também