Investimento no desassoreamento do Rio Jundiaí é de R$ 11 milhões
Intervenções contemplam um trecho de 4,5 quilômetros; Caio Cunha esteve presente no local para conferir os resultados
Intervenções serão importante para evitar enchentes e inundações nas residências locais | Warley Kenji - PMMC.
Reportagem de: Fabio Pereira
O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos), realizou na última sexta-feira (22/03) uma vistoria para conferir os resultados do desassoreamento do rio Jundiaí, no trecho que corta a região do bairro Oropó. Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo mogiano esteve acompanhado da moradora Eliana, que aprovou a execução das atividades efetuadas no local.
O desassoreamento do trecho de 4,5 quilômetros do corpo d’água foi possível graças a um investimento de R$ 11 milhões – em parceria com o Fundo de Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) -, por meio da aprovação de um financiamento com recursos não reembolsáveis. Os trabalhos estão sendo acompanhados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
A principal motivação para a intervenção é o sofrimento enfrentado pela população local devido às enchentes e inundações em suas residências, principalmente com a chegada do verão, momento do ano que também é marcado por fortes pancadas de chuva.
De acordo com Cunha, este é um problema que afetava a vida da população há anos.
“O Rio Jundiaí atravessa diversos bairros e, em períodos de chuva, frequentemente causava alagamentos, prejudicando muitos mogianos. Agora, com essa intervenção, estamos trazendo alívio e segurança para todos. Mesmo que outras regiões possam não estar cientes, esse é mais um passo importante para melhorar nossos bairros e garantir um ambiente mais seguro”, afirmou.
“Agradeço imensamente pela paciência de todos e vamos continuar avançando, trabalhando incansavelmente às necessidades de cada comunidade”, finalizou o prefeito.