Diário Logo

Lhama escapa de quintal e é resgatada por vizinhos em Mogi das Cruzes

Maya, é um dos animais de estimação da paulistana Ariana Kurihara, e escapou do quintal após a tutora e o marido saírem para trabalhar

24 de setembro de 2024

Lhama é resgatada em Mogi das Cruzes | Reprodução

Reportagem de: Vitor Gianluca

Uma lhama andando pelas ruas de Mogi das Cruzes, na manhã desta terça-feira (24), surpreendeu os moradores do bairro Alto do Ipiranga. Maya, é um dos animais de estimação da paulistana Ariana Kurihara, e escapou do quintal após a tutora e o marido saírem para trabalhar. Por sorte, a cirurgiã dentista foi ajudada pelos vizinhos, que recuperaram os animais em segurança.

Além da lhama Maya, Ariana tem três cães, o Tobias, da raça shih-tzu; Maria Antonieta, uma bulldog; e, o Jason, um rottweiler. Ela conta que foi avisada pelos vizinhos alguns minutos depois de sair de casa e ficou desesperada com a fuga dos animais.

“Eu sai para trabalhar e deixei todos eles (pets) no quintal. Demorou uns 40 minutos, um vizinho me ligou. Achei estranho, afinal eles não costumam fazer isso. Ele disse, ‘os seus bichos estão todos soltos, seus cachorros e a lhama fugiram, seu portão está aberto e estamos tentando pegá-los”, lembra Ariana.

Após o aviso, a tutora dispensou a lista de pacientes e correu para casa. “Antes de chegar lá, já tinham me avisado que o meu o Jason (rottweiler) estava perdido. Eu comecei a andar de carro pelas ruas e encontrei ele perto da Praça do Oito, na rua Jardelina de Almeida Lopes. Tive que levar ele a pé, com uma coleira por conta do peso”, relata a dentista.

De acordo com a tutora, Maya foi encontrada em uma loja de troca de óleo, na avenida Henrique Eroles. Ela e os outros animais foram levados para a residência dela pelos vizinhos.

A dentista mora com o marido Willian Kurihara, o filho Guilherme (14) e com os pets, porém a fuga aconteceu quando ninguém estava na casa. Apesar do susto, todos os animais foram resgatados em segurança.

Lhama como animal de estimação?

É possível criar uma lhama como animal de estimação no Brasil? A resposta é sim! De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Obama), o mamífero é considerado um animal doméstico em território nacional, sem a necessidade de documentos legais ou autorização para criação ou comercialização.

Ariana e Willian conheceram o animal durante uma viagem ao Peru. Maya foi um presente do marido e o casal cria em casa com outros pets, em Mogi das Cruzes.

Veja Também