Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Local da antiga Vacaloca em Mogi agora é igreja evangélica e sedia musical gospel

Primeira Igreja Batista, a PIB, inaugura mais um templo onde há pouco funcionava o Rancho Sta Fé, tradicional casa de shows de Mogi

Por O Diário
21/04/2025 20h02, Atualizado há 12 meses

Palco de grandes shows sedia maior musical de Páscoa de Mogi

Foto do Carrosel

Palco de grandes shows sedia maior musical de Páscoa de Mogi | Divulgação

Foto do Carrosel

Palco de grandes shows sedia maior musical de Páscoa de Mogi

Foto do Carrosel

Palco de grandes shows sedia maior musical de Páscoa de Mogi

Foto do Carrosel

Palco de grandes shows sedia maior musical de Páscoa de Mogi

Foto do Carrosel

Palco de grandes shows sedia maior musical de Páscoa de Mogi

Palco de grandes shows sedia maior musical de Páscoa de Mogi | Divulgação

O local que antes abrigava o Rancho Sta Fé, antigo Vacaloca e tradicional casa de shows de Mogi das Cruzes, vai abrigar mais uma igreja da Primeira Igreja Batista (PIB). O novo templo será inaugurado oficialmente no dia 27 de abril, mas atividades já foram iniciadas no local, como a tradicional Cantata de Páscoa (veja mais abaixo). O espaço fica localizado na avenida Francisco Rodrigues Filho, 3500, no distrito de César de Souza.

A casa de shows anunciou o fim das atividades no dia 8 de fevereiro deste ano e atribuiu o fechamento à crise no setor de shows. Na época, em nota encaminhada ao O Diário, o proprietário do Rancho Sta Fé, Marco Oliveira, informou que o espaço antigo seria comercializado para outro segmento e anunciou o investimento em um novo ponto comercial, localizado a cerca de cinco minutos da antiga casa de shows. 

“Nossa proposta é criar um ambiente diurno e familiar, que una música ao vivo com artistas locais, gastronomia de qualidade, área infantil e experiências ao ar livre, tudo isso em meio à natureza.Isso não significa que eventos noturnos estejam descartados, mas serão realizados de forma estratégica, sempre com base na demanda e nas oportunidades do mercado”, disse Oliveira na época.

A gestão do antigo Rancho Sta Fé informou que não há previsão de abertura do novo empreendimento, mas que estão trabalhando em um novo projeto.

Musical de Páscoa na nova sede

A Primeira Igreja Batista (PIB) de Mogi das Cruzes já realizou o espetáculo “Todos Contra o REI” antes da inauguração oficial. As apresentações se iniciaram na quarta-feira (16/4) e foram encerradas no sábado (19/4).

O espetáculo deste ano marcou a história da igreja e da cidade ao reunir mais de 10 mil pessoas em cinco sessões. Escrito e dirigido pelo pastor Segundo Almeida, o musical retratou com intensidade e profundidade a conspiração do império e da religião de Israel para condenar Jesus de Nazaré. Subornos, tramas e ferramentas humanas foram utilizadas para tentar calar Aquele que era o próprio Deus — sem saber que o Seu Reino seria inevitavelmente implantado, não por força, mas por meio das amorosas armas celestiais.

A produção contou com o envolvimento de mais de 500 voluntários, entre elenco, equipe musical, produção, recepção e estrutura técnica. O evento teve entrada gratuita, mediante retirada antecipada de ingressos.

Novo local

O musical no novo espaço, onde antes a antiga Vacaloca recebia grandes shows sertanejos, permitiu uma experiência ainda mais acessível aos presentes. O local agora terá capacidade para abrigar mais de 1,5 mil pessoas sentadas, segundo nota enviada pela igreja à redação de O Diário.

O prédio, que fica à avenida Francisco Rodrigues Filho, 3500, foi alugado, mas passou por uma reforma completa e adaptações para abrigar a igreja. A inauguração oficial, no próximo domingo, dia 27, às 9h e às 19h, terá a presença do cantor Luã Freitas, do Preto no Branco.

Será a segunda igreja da PIB na cidade, que continua com sua sede na rua Barão de Jaceguai, 1019, na região do Centro, com capacidade para 600 pessoas. O novo local, onde era o Rancho Sta Fé, será uma espécie de filial.

Sobre a PIB

Fundada em 1911, a Primeira Igreja Batista tem uma trajetória centenária em Mogi das Cruzes. Desde 1930, sua sede é na Barão de Jaceguai. O atual pastor presidente, Segundo Almeida, chegou em 2014. Desde então, a igreja saltou de 350 para mais de 2,5 mil membros.

Marcada pelo impacto social, a PIB realiza ações de grande relevância na cidade. Em 2020, durante a pandemia, arrecadou e distribuiu mais de 70 toneladas de alimentos. Também promove desde 2015 o Compartilhando Amor, o maior evento de conscientização social da cidade, reunindo anualmente mais de 700 voluntários em diversas frentes: conscientização sobre temas sensíveis, atendimentos sociais, apoio à população em situação de vulnerabilidade e ações culturais em espaços públicos.

Por meio da ONG Conecte, fundada em parceria com a igreja, são oferecidos atendimentos sociais semanais com psicólogos e dentistas, além de projetos e mutirões periódicos. A atuação também se estende para além da cidade: no ano passado, a igreja enviou mais de 50 toneladas de alimentos e água ao Rio Grande do Sul, durante as enchentes.

Mais noticias

3 sopas com proteína vegetal para um jantar saudável e leve

5 sinais de que a sua saúde mental precisa de atenção

Dia do Trabalhador: 8 profissões em alta para quem deseja mudar de carreira

Veja Também