Diário Logo

O Diário Logo

Mogi amplia campanha de vacinação e libera imunizante contra a gripe para toda a população

Doses estão disponíveis em todos os Postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família e previnem contra os principais vírus influenza presentes no Brasil

3 de maio de 2024

Mudança passa a valer a partir de hoje | Divulgação/PMMC

Reportagem de: O Diário

A partir de hoje (3), a Campanha de Vacinação contra a Gripe está ampliada em Mogi das Cruzes. Segundo recomendação do Ministério da Saúde, as doses remanescentes da vacina estão liberadas para aplicação em toda a população acima dos 6 meses de idade.

A chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes, destaca a importância das pessoas mais vulneráveis, que fazem parte dos grupos prioritários, se vacinarem contra a gripe no menor prazo possível. “Idosos, crianças, gestantes e imunodeprimidos têm mais chances de adoecer gravemente em decorrência do vírus Influenza e a vacina pode prevenir o agravamento da doença”, explica.

A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e o vírus Influenza B. No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose, por isso a Secretaria de Saúde alerta para a importância de se vacinar o quanto antes, evitando casos graves, hospitalizações e mortes por gripe.

É importante ressaltar que crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

As doses estão disponíveis em todos os Postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Neste ano, diferentemente dos anos anteriores, as doses serão registradas nominalmente no sistema do Ministério da Saúde, sendo assim, os vacinados devem apresentar obrigatoriamente documento com foto (contendo número de CPF), ou cartão SIS e caderneta de vacinação.

Veja Também