Mogi atinge a marca de 1,7 mil crianças vacinadas contra a dengue
Secretaria Municipal de Saúde traçou uma nova estratégia para a imunização dos jovens com idade entre 10 e 11 anos
Jovens devem estar munidos de documento de identidade com foto, comprovante de residência e carteirinha de vacinação para receber a dose do imunizante. Crédito da foto: Divulgação/PMMC.
Reportagem de: Fabio Pereira
A cidade de Mogi das Cruzes alcançou, na última terça-feira (27/02), a marca de 1.721 crianças vacinadas contra a dengue. De acordo com a administração municipal, o número compreende jovens com idade entre 10 e 11 anos. O imunizante aplicado é o Qdenga, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma, que foi incorporado em 22 de dezembro do ano passado pelo Ministério de Saúde ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta semana, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que o município passará a ofertar a vacina em todas as unidades de saúde. O novo esquema de vacinação ocorrerá em 17 dos 20 Postos de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, nas unidades Alto Ipiranga, Botujuru, Braz Cubas, Jardim Ivete, Vila Jundiaí, Nova Jundiapeba, Vila Suíssa, Jardim Camila, Jundiapeba, Jardim Maricá, Mineração, Vila Natal, Nova Aparecida, Ponte Grande, Vila da Prata, Santa Tereza e Jardim Universo.
Os atendimentos em outros pontos acontecerão em horários e dias diferentes. Moradores que acessam a unidade da Vila Moraes poderão ser imunizados às terças-feiras, das 10 às 15 horas. Já aqueles que residem no Conjunto Santo Ângelo serão atendidos às quartas-feiras e, por fim, os mogianos que utilizam o Posto de Saúde Sabaúna receberam a dose do imunizante sempre às sextas-feiras, no mesmo horário.
Para receber o imunizante é necessário que os jovens compareçam junto com um responsável legal, além de estarem munidos de documento de identidade com foto. Também é necessário levar a caderneta de vacinas e comprovante de endereço. Vale lembrar que gestantes, lactantes e pessoas que possuem condições imunossupressoras, transplantes ou com a alergia a algum dos componentes do imunizante não poderão ser vacinadas.