Mogi começa a construir a sua oitava unidade do Cempre, em Taiaçupeba
Cempre é uma unidades escolar de grande porte e estrutura completa, com turmas de 4 a 10 anos em tempo integral
17/05/2025 16h36, Atualizado há 5 meses
                    Cempre será construído em Taiaçupeba | Divulgação PMMC
“Uma escola sustentável, com iluminação e ventilação naturais, arborização, piso emborrachado feito com material reciclado, sistema de reúso de águas pluviais, telhas termoacústicas e espaço de brincar naturalizado.” É dessa forma que o secretário de Planejamento de Mogi das Cruzes, João Francisco Chavedar, define o Cempre, que começa a ser construído em Taiaçupeba.
O Cempre (Centro Municipal de Programas Educacionais) terá um investimento de R$ 13.523.975,05, capacidade para 312 alunos em 13 turmas, desde a educação infantil ao ensino fundamental I (4 a 10 anos de idade), em período integral. A prefeita Mara Bertaiolli promoveu um evento neste sábado (17/5), para marcar o início das obras, inclusive com a apresentação da Banda da Escola Municipal Professora Cecília de Souza Lima Vianna.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
 - Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
 - Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real
 
O Cempre de Taiaçupeba ficará à rua Santa Clara, em um prédio de quase 4 mil metros quadrados com sete salas de aula, quadra poliesportiva coberta, cinco salas multiuso (entre elas salas de dança e de inovação tecnológica), pátio coberto, pátio descoberto com pomar, estacionamento (25 vagas para carros, 5 vagas para motos e 10 vagas para bicicletas), residência para zelador, entre outros espaços.

“Esta construção representa a realização de um antigo sonho dos moradores de Taiaçupeba. Hoje começam oficialmente as obras deste Cempre, o sétimo que construímos na cidade, que funcionará em período integral. Serão mais de 300 crianças que terão uma educação de qualidade e uma merenda que voltou a ser a melhor do Estado de São Paulo”, destaca a prefeita.
Sobre os Cempres
Os Cempres são unidades escolares de grande porte e estrutura completa, com turmas em tempo integral e instaladas nos distritos, a fim de atender os estudantes perto de onde moram. Será o oitavo CEMPRE do município, que já conta com as unidades Prof. Sérgio Moretti, Oswaldo Regino Ornellas e Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi (os três em Jundiapeba), Drª Ruth Cardoso (Jardim Layr), Prof. José Limongi Sobrinho (Botujuru), Benedito Ferreira Lopes (Vila Lavínia) e Vereador Ivan Nunes Siqueira (Jardim Oropó).
Também presente no evento de início das obras em Taiaçupeba, o vice-prefeito, Téo Cusatis, reforçou a importância da unidade escolar para atender a comunidade local. “A nossa gestão trabalha para resgatar a verdade, melhorar e fazer a diferença na vida das pessoas. Esta escola atende a um anseio de muito tempo dos moradores e, com certeza, garantirá ensino de qualidade às crianças que irão estudar aqui, em período integral”, aponta.
A secretária de Educação, Darly Carvalho, também reafirmou que a escola será a concretização de um sonho. “Esta obra nos faz acreditar que é possível realizar sonhos. A Educação é movimento e acreditamos na amplitude do trabalho que será desenvolvido aqui para o aprendizado integral das crianças que serão atendidas em uma estrutura completa”, aposta.