Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Mogi das Cruzes anuncia vacinação de profissionais da rede de Saúde contra a dengue

4.137 doses foram enviadas ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Mogi das Cruzes. A disponibilização para o público geral ainda não tem data definida.

Por Daniel Angel
10/02/2026 10h27, Atualizado há 5 meses

Butantan-DV, a vacina contra a dengue | Divulgação/Governo de São Paulo

A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou que deve liberar, ainda nesta semana, as primeiras doses da vacina contra a dengue, a Butantan-DV. Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira do mundo em dose única e que induz proteção contra os quatro sorotipos da dengue.

Segundo dados do Governo de São Paulo, 4.137 doses foram enviadas ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Mogi das Cruzes, que irá realizar a distribuição das doses na cidade e na região. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviou 99 mil doses ao estado. Dessas, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo enviou 38,7 mil doses da vacina para a região da Grande São Paulo.

Nesta primeira etapa, a prefeitura anunciou que a imunização será destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, da rede municipal. Segundo a prefeitura, a vacinação será eventualmente ampliada de forma escalonada para a população de 15 a 59 anos que ainda não tenha sido vacinada. A disponibilização e as novas fases de imunização ainda não tem data definida.

Ainda segundo a administração municipal, a nova vacina não é indicada para pessoas com 60 anos ou mais. Por se tratar de uma vacina de vírus vivo atenuado, também é contraindicada para gestantes e para pessoas com imunossupressão, seja em decorrência de doenças ou do uso de tratamentos imunossupressores.

Outras doses

Segundo a Secretária de Saúde do Município, o Sistema Único de Saúde (SUS) continua a oferecer a vacina de duas doses destinada a adolescentes de 10 a 14 anos. Os jovens que já iniciaram o esquema vacinal devem receber a segunda dose, mesmo em caso de atraso e mesmo que já tenham completado 15 anos.

Mais noticias

Prefeitura e Santa Casa de Mogi definem novo plano de trabalho para ampliar leitos de ortopedia

Câmara de Mogi das Cruzes aprova LDO 2027

Tarot do dia: previsão para os 12 signos em 15/07/2026

Veja Também