Mogi das Cruzes recebe “Encontro de Agronegócios” pela Sebrae-SP Alto Tietê
Iniciativa tem como foco a inovação e aprimoramento da agricultura na região
Anualmente, a agricultura injeta R$ 1 bilhão em faturamento bruto na região | Divulgação
Reportagem de: O Diário
O Alto Tietê, conhecido como o Cinturão Verde da Região Metropolitana de São Paulo, tem na agricultura um dos pilares de sua economia. Com o objetivo de aprimorar e expandir esse setor, o Escritório Regional do Sebrae-SP no Alto Tietê realizará o “Encontro de Agronegócios do Alto Tietê”, no dia 10 de dezembro, em Mogi das Cruzes. O evento buscará apresentar técnicas inovadoras de Agricultura Regenerativa e Boas Práticas de Produção para os agricultores da região.
O encontro acontecerá na sede da Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Aprojur), localizada na Estrada da Chácara Santo Ângelo, em Jundiapeba, Mogi das Cruzes. Os interessados podem se inscrever pelo link.
Segundo dados do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+), a agricultura é responsável por um faturamento bruto anual de R$ 1 bilhão na região. O encontro representa uma boa oportunidade para os produtores da região se atualizarem sobre novas práticas e ferramentas, melhorar a produtividade e ampliar suas oportunidades no mercado.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
O evento contará com um ciclo de palestras sobre Agricultura Regenerativa e Boas Práticas de Produção, além de uma exposição de soluções agrícolas, apresentadas por empresas do setor. A iniciativa visa atender agricultores de diversas áreas produtivas, oferecendo conteúdo relevante para aprimorar a gestão e a produção rural.
O encontro é realizado em parceria com Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Secretaria de Agricultura de Mogi das Cruzes, e tem o apoio da Aprojur; Cooperativa dos Produtores Agrícolas Solidários do Alto Tietê (Coopasat); Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Cinturão Verde do Alto Tietê (Coopavat); Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Cooprojur); Cooperativa Agrícola de Quatinga e Região (Caq); Cooperativa dos Produtores Rurais do Alto Tietê (Cooproat); e Suzano.
Desenvolvimento agrícola
Uma das missões do Sebrae- SP Alto Tietê é a fomentar o desenvolvimento do agronegócio na região com olhar na capacitação técnica, cursos e dia de campo, promovidos por meio de palestras e exposições de novas técnicas e ferramentas.
O Alto Tietê é referência nacional na produção de hortaliças folhosas, com a geração de 800 mil toneladas a cada ano, a região é reconhecida, ainda, pela produção de frutas, como caqui e nêspera, além de cogumelos e flores, em especial as orquídeas.