Diário Logo

O Diário Logo

Mogi inicia vacinação contra Paralisia Infantil na próxima segunda (27)

Imunização contribui com a redução do risco de reintrodução, no Brasil, do vírus que está ativo em outros países

23 de maio de 2024

Crianças de 1 a 5 anos incompletos devem ser imunizadas contra a paralisia infantil a partir de segunda-feira (27), em Mogi (foto: Arquivo/PMMC)

Reportagem de: O Diário

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza entre os dias 27 de maio e 14 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. O objetivo é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país e garantir que crianças recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização.

A Campanha de Vacinação acontece em todos os Postos de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família de Mogi de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. O Dia D será realizado no sábado, 8 de junho, de acordo com a programação do Ministério da Saúde. 

Para a criança receber a vacina é necessário que o responsável compareça na unidade de saúde mais próxima portando documento de identidade do menor e a caderneta de vacinação.


A administração municipal reforça que a imunização é de extrema importância para garantir a proteção individual e coletiva de todos os mogianos, pois evita a propagação de doenças que causam sequelas ou até mesmo levam o indivíduo a óbito.

Paralisia Infantil

A vacina contra a pólio é realizada com a tradicional “gotinha” para as crianças de 1 a 5 anos, por via oral. Para os bebês menores de 1 ano e crianças de 1 a 4 anos com esquema básico de rotina incompleto, será aplicada a vacina VIP – Vacina Inativada contra Poliomielite (injetável). Para os bebês menores de 1 ano e crianças de 1 a 4 anos com esquema básico de rotina incompleto, será aplicada a vacina VIP – Vacina Inativada contra Poliomielite (injetável).

A meta é alcançar cobertura vacinal de 95%. A imunização contribui com a redução do risco de reintrodução, no Brasil, do vírus que está ativo em outros países.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar paralisia. A doença não tem cura e a vacina é a única forma de proteção.

Veja Também