Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Mogi realiza Dia D de Combate à Dengue nesta sexta-feira (21) no Parque Olímpico

Mutirão será executado em parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a partir das 7h

Por O Diário
20/02/2025 18h55, Atualizado há 13 meses

Agentes percorrem áreas com potencial para criadouros e alta incidência de casos de dengue | Divulgação/PMMC

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nesta sexta-feira (21/2) o Dia D de Combate à Dengue, no Parque Olímpico, região com maior índice de infestação de mosquitos, conforme dados da última Avaliação de Densidade Larvária, realizada em janeiro deste ano. O mutirão será executado em parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo e diversos setores da Administração Municipal, mobilizando mais de 150 colaboradores.

A concentração do Dia D será na Escola Municipal Luiz Beraldo de Miranda, que fica na avenida Maurílio de Souza Leite, 1.851, no bairro, a partir das 7 horas, quando equipes da Defesa Civil Estadual e da Prefeitura Municipal farão a reunião de organização dos trabalhos. Na sequência, serão iniciadas ações de nebulização e limpeza dos espaços públicos, seguidas de visitas casa a casa, panfletagem e orientação. 

Entre os colaboradores estarão 10 agentes da Defesa Civil (cinco do Estado e cinco do município), seis guardas civis, 105 colaboradores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e 30 profissionais da Saúde. O grupo irá atuar com apoio de 10 veículos, cinco caminhões basculantes, uma retroescavadeira e 30 roçadeiras. 

O objetivo do Governo do Estado com o Dia D é ampliar as medidas preventivas nos municípios e regiões com risco de aumento no número de pessoas contaminadas. O trabalho se concentrará em quatro frentes: nebulização com aplicação de inseticida em espaços públicos; vistoria de espaços públicos para identificação e eliminação dos criadouros do mosquito da dengue, com retirada de entulho e água parada; visita nas residências; e panfletagem. 

O Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses iniciará o mutirão de visitas casa a casa e, ao longo da próxima semana, os agentes farão os tratamentos químicos e aplicação de larvicidas em locais com acúmulo de criadouros, com orientação aos moradores.

De acordo com a Avaliação de Densidade Larvária realizada no último mês de janeiro, 75% dos focos estão nas residências e compreendem materiais inservíveis ou destinados à reciclagem. A maioria das larvas do Aedes aegypti continua sendo encontrada em recipientes móveis, ou seja, objetos ou situações que poderiam ser eliminados pelos moradores para evitar o acúmulo de água parada.

As ações e procedimentos fazem frente ao aumento no número de casos de dengue registrados em todo o Estado de São Paulo. Neste ano, até o momento, Mogi das Cruzes contabilizou 24 casos positivos e há, ainda, 173 exames suspeitos aguardando resultados. 

Zap Dengue – A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou o sistema de informação “Zap Dengue”, que pode ser acessado por qualquer cidadão pelo WhatsApp (11) 99918-6070. Para usar, basta digitar “oi”, ou qualquer outra ação de interação, que o munícipe recebe a mensagem inicial do Assistente Virtual, pronto a ajudar com informações sobre a dengue.

Mais noticias

Prefeitura de Suzano abre concurso com cadastro reserva e salários de até R$ 12 mil

Mogi das Cruzes autoriza retomada de obras da ETE Leste, em César de Souza

Dia Mundial da Voz: conheça os sinais do câncer de laringe

Veja Também