Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Mogi se despede de Padre Vicente em celebração na Catedral Sant’Ana

Chegou ao Brasil em 1962, onde viveu grande parte da vida e desenvolveu diversos trabalhos voltados aos idosos

13 de março de 2024

Mogianos se despedem de Padre Vicente em missa exequial | Vitor Gianluca/ ODiário

Reportagem de: Vitor Gianluca

A vida do padre Alfredo Morlini, de 96 anos, conhecido como Pe. Vicente do Instituto Pró+Vida São Sebastião, foi celebrada na manhã e tarde desta quarta-feira (13), na Igreja Matriz Catedral Sant’Ana, no Centro de Mogi das Cruzes. A comunidade católica mogiana pôde dizer adeus ao padre em missa exequial presidida pelo bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringhini. Durante a missa, o bispo relembrou os grandes feitos em vida pelo sacerdote que morreu aos 96 anos. No dia 12 de abril deste ano ele completaria 72 como padre.

O Padre Vicente dedicou sua vida a promover o bem-estar de idosos carentes | Reprodução
O Padre Vicente dedicou a vida ao bem-estar de idosos carentes | Reprodução

O velório foi realizado na Catedral Sant’Ana, nesta quarta-feira (13), às 8h. A missa exequial iniciada às 14h terminou às 15h10, com a despedida de inúmeros fiéis que compareceram e se emocionaram com a despedida do sacerdote. O corpo de Padre Vicente foi sepultado no Cemitério Parque das Oliveiras, na Vila Oliveira.

Fiéis acompanham missa exequial em homenagem ao Padre Vicente | Vitor Gianluca
Fiéis acompanham missa exequial em homenagem ao Padre Vicente | Vitor Gianluca

Uma vida dedicada a comunidade

Nascido em 4 de fevereiro de 1928, na cidade de Reggio Emilia, no norte da Itália, padre Vicente foi ordenado sacerdote em abril de 1952. Chegou ao Brasil em 1962, onde viveu grande parte da vida e desenvolveu diversos trabalhos voltados aos idosos.

Padre Vicente tornou-se sacerdote aos 24 anos de idade e transmitiu a palavra de Deus ao longo de quase 72 anos. Com um olhar cuidadoso, dedicou esforços e lutou pelos direitos dos idosos, sendo um dos responsáveis pela criação do Estatuto dos Idosos em nível nacional e exerceu o cargo de Secretário Estadual do Conselho dos Idosos.

Após viver em Rio Branco (AC), padre Vicente se mudou para Mogi das Cruzes, onde foi pároco da Paróquia Sant’Ana – Catedral Diocesana, entre os anos de 1968 a 1979, e das paróquias Santo Antônio e São José Operário. Também foi coordenador das Pastorais dos Idosos, dos Enfermos e da Saúde.

Em setembro de 1977, materializou um dos sonhos que tinha e se tornou fundador do Instituto Pró+Vida São Sebastião, lugar de acolhimento aos idosos carentes que necessitam de cuidado, alimentação, vestuário, medicamentos, amor e carinho, presente em Mogi das Cruzes, São Paulo e Caraguatatuba.

Instituto Pró+Vida é um local de acolhimento aos idosos | Reprodução/Instituto Pró+Vida

Homenagens ao Padre Vicente

Após presidir a missa exequial, realizada na tarde desta quarta-feira, às 14h, o bispo dom Pedro Luiz Stringhini conversou com o O Diário e prestou mais uma homenagem ao sacerdote.

O atual prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, lamentou a morte do padre nas redes sociais. “Com pesar recebi a notícia de que o padre Vicente Morlini, do Instituto Pró+Vida, faleceu. Ele fundou essa instituição em 1977 e, desde então, ofereceu um lar aos idosos que mais precisavam, com afeto, atenção e cuidado. O padre deixa um legado de fé, esperança e amor, inspirando todos os que o conheciam. Descanse em paz, nos braços do Eterno”, disse o prefeito.

Nos comentários da publicação feita pelo prefeito, os seguidores disseram que o Pe. Vicente sempre foi referência na cidade, além de ser um homem íntegro e extraordinário.

A vice-prefeita, Priscila Yamagami, diz que recebeu a notícia com muita tristeza e também prestou homenagem nas redes. “Ele foi referência em sacerdócio na nossa cidade. Ele coordenou a Unai (Universidade Aberta à Integração), da Universade Braz Cubas, e foi pároco de várias igrejas de Mogi. Que Deus conforte o coração de familiares e amigos e que o trabalho lindo que ele começou no Pró+Vida, de acolhimento de idosos carentes, seja mantido com o mesmo amor e dedicação que ele sempre fez questão de dar”, afirmou.

Veja Também