Mogi será sede de congresso internacional com 70 astronautas de 20 países
Evento ocorrerá entre os dias 3 e 7 de novembro, no Club Med Lake Paradise; nova edição do evento vai abordar a Inteligência Artificial (IA) como tema principal
29/10/2025 16h34, Atualizado há 2 horas
Astronauta | Pixabay
Pela primeira vez, o Brasil será o país-sede do Planetary Congress, encontro anual promovido pela Association of Space Explorers (ASE), organização que reúne astronautas de todas as nações. O evento ocorrerá entre os dias 3 e 7 de novembro, no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes, e contará com a presença de 70 astronautas de 20 países.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
O anfitrião do Planetary Congress, neste ano, será o senador e astronauta brasileiro Marcos Pontes. Durante o evento, Pontes receberá especialistas e exploradores espaciais de diversas partes do mundo, além de participar de palestras e painéis sobre ciência, tecnologia e exploração do espaço, reforçando o protagonismo do Brasil no setor aeroespacial.
O tema principal desta edição será “transformação digital e inteligência artificial” (IA), reunindo especialistas, pesquisadores, educadores e estudantes em torno de debates estratégicos para o futuro da sociedade.
A proposta é aproximar a ciência da sociedade, promovendo palestras, oficinas e atividades interativas voltadas não só para os participantes que são especialistas, mas também para jovens e público geral interessado em carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Considerado o principal congresso global de exploradores espaciais, o Planetary Congress tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências entre astronautas e profissionais das áreas de ciência, tecnologia e educação.
Durante cinco dias, a programação reunirá palestras, painéis temáticos, atividades educativas e discussões sobre o futuro da exploração espacial e da sustentabilidade.
Além das sessões voltadas aos participantes, o evento também prevê ações educativas e de integração com escolas e universidades da região, estimulando o interesse de jovens por carreiras científicas e tecnológicas.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento. No mesmo endereço eletrônico, é possível acessar informações sobre os convidados internacionais, detalhes do credenciamento de imprensa e a programação preliminar.