Mogiano morre após acidente envolvendo helicóptero no festival Agrishow
Homem trabalhava para uma empresa terceirizada durante o evento quando a tenda em que estava desabou devido a proximidade de um helicóptero
Tenda desabou após vento provocado por um helicóptero durante o festival Agrishow no dia 2 de maio | Reprodução: EPTV
Reportagem de: O Diário
O morador de Mogi das Cruzes Márcio Sabino Silva, de 27 anos, morreu na manhã da última segunda-feira (6). Ele estava hospitalizado desde o dia 2 de maio, quando uma tenda do festival Agrishow, maior feira agropecuária do Brasil, em Ribeirão Preto (SP), desabou devido a proximidade de um helicóptero.
O homem prestava serviços para uma empresa terceirizada que atuava no evento. As causas do acidente seguem sendo investigadas pelo 6° Distrito Policial de Ribeirão Preto. Ainda no local, foram prestados os primeiros socorros pelas equipes do Corpo de Bombeiros que estavam presentes no local. Em seguida, o trabalhador foi encaminhado para um hospital da região.
De acordo com a Secretária de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a estrutura da barraca cedeu sobre algumas pessoas no momento em que um helicóptero, que também participava do evento, se aproximava para pousar. Além de Márcio, uma mulher de 25 anos também foi atingida e encaminhada para o hospital, mas passa bem. Ainda segundo a SSP, os pilotos prestaram esclarecimento aos policiais e seguem como investigados.
“O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi notificado e exames junto ao Instituto de Criminalística (IC) foram solicitados. O caso foi registrado como lesão corporal e contravenções penais – abuso na prática da aviação na Central de Polícia Judiciária (CPJ) da cidade”, diz a nota da SSP.
Também em nota, a Agrishow informou que segue todas as normas técnicas internacionais, como também as estipuladas pela Anac, em todas as operações aéreas durante a feira, há mais de 8 anos.
“Todo o espaço da operação, bem como a equipe de segurança em solo, seguem integralmente as normas previamente estabelecidas. Sobre o aspecto operacional, a organização realizou uma apresentação das regras de operação para os pilotos de todas as aeronaves que demonstraram interesse em utilizar o espaço. Além disso, disponibilizamos um material informativo com todas as normas técnicas e operacionais a serem seguidas, em PDF e em vídeo. Vale ressaltar que, por medida de segurança, as operações de helicópteros da Agrishow foram suspensas”.